Wellison Cristiano Magalhães
Prata DIVISÃO 4 , Não InformadoUm funcionário recebeu no dia 05/01/2011, por escrito, a comunicação de que seu contrato de trabalho seria rescindido e que o Aviso Prévio seria indenizado. No dia 06/01/2011 o empregado foi encaminhado para fazer o exame demissional. Nos exames iniciais foram detectados alguns problemas, sendo solicitado, pelo médico do trabalho, alguns exames complementares (exames cardiológicos). Encaminhado para outros médicos (especialistas), os mesmos solicitaram outros exames e os mesmo só foram completados definitivamente em 18/01/2011. No final disso tudo foi constado um problema grave no coração deste funcionário, e, conseqüentemente, o mesmo foi considerado inapto para o trabalho que exercia, ou seja, não passou no exame demissional. As dúvidas depois desta situação são as seguintes:
1- Como foi constatada inaptidão do funcionário para exercício da função que antes executada, assinalada no atestado demissional, a atitude que a empresa deve tomar é encaminhar este empregado para o INSS?
2- Em caso afirmativo, sendo o empregado direcionado para o INSS, qual a data de afastamento a empresa deve informar para o INSS como sendo a de afastamento: 05/01/2011, que foi a data em que o empregado recebeu a comunicação de dispensa e que foi o último dia em que ele exerceu suas funções na empresa ou a data de 18/11/2011, que foi o dia datado no atestado demissional (sendo constatada a incapacidade para a função)?