x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 4

acessos 1.586

FAP - 2010 Simples, mas 2011 (Presumido)

VANDERLAN PIMENTA FALCAO

Vanderlan Pimenta Falcao

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 13 anos Quinta-Feira | 10 fevereiro 2011 | 17:02

Prezados amigos, boa tarde a todos.

Tenho um pequeno probleminha com o FAP, um cliente até 2010 (31/12), foi pertencente ao simples nacional.

Acontece que desde 2011 (01/01), passou a ser lucro presumido.

Desse estou querendo saber qual o FAP dele e não consigo, pois ao consultar site do FAP na previdência, o mesmo diz "A empresa não apresenta FAP calculado no ano vigente: 2011. Motivo: Estabelecimento optante pelo simples".

Desse modo como proceder?

Uma vez que não tem como apresentar um FAP calculado, qual indice FAP colocar na SEFIP, se desde 01/01/2011 a empresa não é mais simples nacional, e sim lucro presumido?

Um forte abraço!

Vanderlan Falcão

Vanderlan Falcão
Contador
JFJ Assessoria Contábil EIRELI ME
PAULO LIMA VIEIRA

Paulo Lima Vieira

Bronze DIVISÃO 4, Encarregado(a) Recursos Humanos
há 13 anos Quinta-Feira | 10 fevereiro 2011 | 17:51

Vanderlan, também passei por isto. Se ler a legislação que trata o FAP, dá a impressão que pela a empresa ser do simples no "ano base de cálculo do FAP", eles não calcularam o FAP da empresa. Porém, em caso de dúvida, eu preferi eu mesmo chegar à um valor aproximado do que seria o FAP, e joguei um valor pra cima, por exemplo: eu alcancei o FAP 0,9802, então joguei 1,00.
Uma dica já muito valiosa: Atente-se a rotatividade da empresa, e se foi informado CAT. Isto porque se for uma empresa de 3 funcionários que nunca demitiu ninguém, nem apresentou CAT no período de 2009 à 2010 então, certamente seu fator previdenciário será de 0,5000.
Espero ter ajudado.

Att,

Paulo

VANDERLAN PIMENTA FALCAO

Vanderlan Pimenta Falcao

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 13 anos Quinta-Feira | 10 fevereiro 2011 | 18:44

Grande Paulo, entendi.

Mas restou outra dúvida, que vamos ver se nós dois podemos chegar a um consenso.

Esta empresa teve em média 30 funcionários, claro admitiu uns, e demitiu outros, mas nunca abriu CAT desde o inicio da empresa, ficou a dúvida de qual fator usar.

Pois uma vez que no simples ficamos até 31/12/2010. Somente a partir de 01/01/2011 é que entramos no lucro presumido.

E as dúvidas só aumentam, olha só!

E quando a empresa que sempre foi lucro presumido desde 1991, nunca teve funcionários, e só entrou em atividade agora 2011, ainda no lucro presumido, ao consultarmos no site do FAP, diz que "a empresa nao tem insumos do FAP". O que fazer? Eu fiz uma consulta no ano de 2010, apresentou um índice 1,0000, será que eu insito neste indice para esse caso?

Vanderlan

Vanderlan Falcão
Contador
JFJ Assessoria Contábil EIRELI ME
PAULO LIMA VIEIRA

Paulo Lima Vieira

Bronze DIVISÃO 4, Encarregado(a) Recursos Humanos
há 13 anos Quinta-Feira | 10 fevereiro 2011 | 20:24

Vanderlan, faremos como Jack O Estripador, vamos por partes. No primeiro caso, você deve então fazer um cálculo rápido, veja a taxa média de rotatividade, talvez você já consiga esta informação no site do FAP. Caso contrário você deve pegar o número de admissões ou demissões, o que for menor, ocorridas no ano, dividir pelo número de vínculos no início do ano e finalmente multiplicar por 100 (cem). Este número de vínculos no início do ano, você não deve somar nem as admissões nem as rescisões ocorridas. Se o resultado alcançado for maior que 75%, então, esta empresa não poderá ter a redução de alíquota FAP, salvo se comprovar que tenha sido observada as normas de Saúde e Segurança do Trabalho, em caso de demissões voluntárias ou término de obra.
Segunda questão, eu no seu lugar usaria a alíquota 1,00. Pois embora a empresa nunca tenha tido demissões ou CAT, a previdência não conseguiu ainda calcular um FAP à ela. Pode ser que por alguma razão deem o FAP 1,00 e estamos utilizando o FAP com redução, (0,5000), aí você pagou a menor e terá de reajustar os recolhimentos. O negócio é ficar atento ao FAP e quando informarem a alíquota, se pagares a maior você poderá compensar.
Espero ter lhe ajudado.
Paulo

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.