Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 1

acessos 652

Giordano Bruno da Silveira

Giordano Bruno da Silveira

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 13 anos Domingo | 3 abril 2011 | 13:06

Boa tarde amigos,

Estou com a seguinte duvida: temos um cliente que a funcionaria pediu conta...a funcionaria quer cumprir aviso mas a empresa quer que ela cumpra somente 10 dias...nesse caso esse aviso devera ser pago pela empresa?

Obrigado.

Giordano Silveira
Contador - PLENUS Contabilidade
CRC MG 095.494
Atuante na area contabil desde 1999
kennya eduardo
Consultor Especial

Kennya Eduardo

Consultor Especial , Não Informado
há 13 anos Domingo | 3 abril 2011 | 16:34

Bem, Giordano, se a empregada mantêm seu direito em cumprir o aviso prévio (este é um direito irrenunciável) mas a empresa não quer que ela permaneça na empresa além desses 10 dias, sugiro, então, que o empregador acerte com ela sua permanência nesses 10 dias que o interessa constando a data do pedido de demissão no fim desses 10 dias, e o empregador a dispensaria do cumprimento do aviso, comprometendo-se em não descontá-lo na rescisão.

Outra possibilidade seria ela trabalhar normalmente os 1º 10 dias do aviso e no 11º dia (isto é, no 1º dia útil a seguir) o empregador já pagar a rescisão que incluiria os demais 20 dias do aviso não completado por iniciativa do empregador. Nas duas sugestões será necessário contar com a boa vontade da funcionária.

Se precisar homologar a rescisão, consulte o sindicato, se eles vêem algum impedimento. A mim não parece desrespeitar qualquer direito da funcionária, principalmente se ela tiver pressa de sair da empresa e os dias faltantes para o término do aviso forem pagos. As duas partes saem ganhando. É melhor do que a empresa converter esse Pedido de Demissão em Dispensa Sem Justa Causa, aumentaria o custo com a multa sobre o FGTS, vc não acha? Assim, 20 dias de salário é melhor que acrescer ainda com a multa de 40%.

Espero ter ajudado.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.