x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 37

acessos 8.940

Vocês imprimem a GFIP?

Gabriel dos Santos

Gabriel dos Santos

Prata DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 12 anos Sexta-Feira | 29 abril 2011 | 13:44

Olá pessoal,
Esta é uma dúvida que sempre tenho e gostaria de saber a opnião de vocês.
É obrigado imprimir a GFIP?
Existe alguma forma legal de arquivar a gfip em arquivos?
Pois o gasto com o papel não é molhe não e se tivermos alguma forma de economizar, o planeta agradece!
Valeu, até.

Marco Antonio Faé Venancio

Marco Antonio Faé Venancio

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 29 abril 2011 | 14:38

Gabriel, boa tarde:

Problema é o seguinte:

Voce guardando os BKP dos arquivos mensais, terá que guardar também as versões do programa, pois quando muda versão, é um problema restaurar BKP antigo de versões anteriores.

Outra: Programas antigos geralmente não funcionam em sistemas Operacionais modernos (versões do Windows). As midias que voce guarda o BKP tem que ser muito segura, etc..etc.

Outra: quando se tem alguma pendência a resolver na Previdência, os atendentes geralmente pedem o demonstrativo em papel, e aí enrola tudo.

Outra: vez em quando, algum funcionário ou outra pessoa/entidade pede o comprovante, seja para financiamento, seja por outra razão qualquer. Vivo tendo que enviar fax do SEFIP pra alguem.

Eu tbem pensei nisso lá no começo desta Obrigação, mas abandonei por conta de todos os pontos negativos.

MARCO VENANCIO
Contabilista
NÃO EXISTE UMA RECEITA PARA O SUCESSO. MAS HÁ BONS REMÉDIOS PARA PREVENIR O FRACASSO!
Leila

Leila

Prata DIVISÃO 5, Não Informado
há 12 anos Sexta-Feira | 29 abril 2011 | 14:44

Eu imprimo até porque preservar os arquivos por 30 anos é muito tempo!

Aqui eu faço 2 páginas por folha assim economiza espaço e papel.

Luciano Candido

Luciano Candido

Ouro DIVISÃO 1, Analista Pessoal
há 12 anos Sexta-Feira | 29 abril 2011 | 16:01

Aqui salvamos em PDF somente, existem vários programas para isso, como o PDFFactory ou o PriPrinter.


===========================================
                    J E S U S     T E     A M A
 A comunicação começa com um sorriso.
           Deus é Jóia, o resto é bijuteria.
Marco Antonio Faé Venancio

Marco Antonio Faé Venancio

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 29 abril 2011 | 16:19

Fabricio e Luciano, boa tarde

Ainda bem que já inventaram o HD com espaço TB.
Haja espaço pra tantos PDF's.
Mas é uma boa alternativa, pois imprime em qualquer momento.

MARCO VENANCIO
Contabilista
NÃO EXISTE UMA RECEITA PARA O SUCESSO. MAS HÁ BONS REMÉDIOS PARA PREVENIR O FRACASSO!
Luciano Candido

Luciano Candido

Ouro DIVISÃO 1, Analista Pessoal
há 12 anos Sexta-Feira | 29 abril 2011 | 16:27

Olá Marco.... é um ótimo custo benefício, sai mais barato arquivar em PDF e também não agride a natureza.... e é bem mais fácil de encontrar documentos quando realmente precisa (exemplo de fiscalização), aqui no escritório eu instalei um Fórum com o "IP.Board 2.2.2" onde cada departamento posta os seus arquivos em PDF, como aqui estamos todos em rede então todos têm acesso aos arquivos em PDF, fica mais organizado, mais rápido e sem complicação.


===========================================
                    J E S U S     T E     A M A
 A comunicação começa com um sorriso.
           Deus é Jóia, o resto é bijuteria.
FABRICIO LOPES

Fabricio Lopes

Prata DIVISÃO 2, Analista Recursos Humanos
há 12 anos Sexta-Feira | 29 abril 2011 | 16:33

entao .. quanto a PFD... foi melhor procedimentos que fizemos...

o que fiz .. cada empresa tem uma pasta, com sub-pastas ex: FISCAL, TRABALHISTA, DECLARACOES, ETC...

salvo cada documento na sua sub pasta.. e como disse o luciano, fica facil para localizar numa eventual fiscalizaçao ... e até para verificaçao da empresa.

Fabricio.

Gabriel dos Santos

Gabriel dos Santos

Prata DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 12 anos Sexta-Feira | 29 abril 2011 | 16:38

Amigos,
Eu também estou aderindo a guarda de documentação digital, mas não conheço tecnologia para agilizar este processo.

Luciano Candido,
Interessante esse sistema.
E, por exemplo, voce separa por empresa também?
Ou imprime, digamos, a RE das empresas do arquivo SEFIP. RE e coloca num "bolo" só no PDF?
Ou seja, como você organiza na prática? Separa por empresas?

Gabriel dos Santos

Gabriel dos Santos

Prata DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 12 anos Sexta-Feira | 29 abril 2011 | 16:47

Fabricio,
Bacana o seu sistema também. Simples e eficiente.
Não tinha pensado ainda em separar por empresas. É bem melhor, pois podemos colocar não somente os arquivos GFIP, IR, CAGED, RAIS, mas também contratos, cartas, etc...


E quanto a legalidade.
Podemos manter os arquivos em PDF ou temos que imprimir.
Digamos, se haver uma fiscalização, o fiscal pode multar pela não impressão dos documentos?
Uma outra situação:
Quando entregamos um escrita para outro contador.
Devemos imprimir as GFIPs ou podemos entregar um CD com os arquivos?

Deutschmann

Deutschmann

Prata DIVISÃO 3, Não Informado
há 12 anos Sexta-Feira | 29 abril 2011 | 16:52

Boa tarde!

É necessário guardar os documentos conforme o item 13 do Manual do SEFIP:


13 - GUARDA DA DOCUMENTAÇÃO
A empresa deverá guardar:
* pelo prazo de 30 (trinta) anos, conforme previsto no art. 23, § 5º, da Lei nº
8.036/90:
- a Guia de Recolhimento do FGTS – GRF;
- a Relação de Estabelecimentos Centralizados – REC;
- a Relação de Tomadores/Obras – RET;
- Protocolo de Dados Cadastrais do FGTS Alterações Cadastrais de
Trabalhador;
- Protocolo de Dados Cadastrais do FGTS Alterações de Endereço do
Trabalhador;
- Protocolo de Dados Cadastrais do FGTS Alterações Cadastrais do
Empregador;
- o Comprovante de Confissão de não recolhimento de valores de FGTS e de
Contribuição Social; e
- o arquivo NRA.SFP.


Além de guardá-los no formato PDF, eu guardo os arquivos *.SFP e *.CNS em um arquivo zipado.

Quando algum órgão publico solicita o documentos, estes são gravados em CD e gerado um protocolo através do programa SVG (Validador do MANAD).


Agora imagine a quantidade de espaço físico necessário para guardar apenas as GFIPS de uma construtora com média de 10 tomadores mensais durante 30 anos...

O governo é reflexo de seu povo.
FABRICIO LOPES

Fabricio Lopes

Prata DIVISÃO 2, Analista Recursos Humanos
há 12 anos Sexta-Feira | 29 abril 2011 | 16:53

Gabriel...

realmente ... é um jeito simples e muito eficiente...

ja faz 3 anos que tenho tudo em PDF... ja tive algumas fiscalizaçoes, apenas imprimi a documentaçao e mandei para o fiscal, teve caso de mandar os arquivos pedidos por e-mail.. ou seja é bem vantajoso pra vc o PDF.

ja mandei documentaçao de empresas que mudaram de escritorio.. mandei a pasta do cliente ( PFD ) para o novo contador.

Luciano Candido

Luciano Candido

Ouro DIVISÃO 1, Analista Pessoal
há 12 anos Sexta-Feira | 29 abril 2011 | 16:55
Marco Antonio Faé Venancio

Marco Antonio Faé Venancio

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 29 abril 2011 | 17:05

Luciano... pode dar detalhes deste Fórum? Paga por ele, acessa pela Internet?

MARCO VENANCIO
Contabilista
NÃO EXISTE UMA RECEITA PARA O SUCESSO. MAS HÁ BONS REMÉDIOS PARA PREVENIR O FRACASSO!
Luciano Candido

Luciano Candido

Ouro DIVISÃO 1, Analista Pessoal
há 12 anos Sexta-Feira | 29 abril 2011 | 17:05

Boa tarde Alan Rodrigo, eu nunca ouvi falar do MANAD, sei que existe, mas não conheço nenhum escritório que utilize, você poderia explicar como você utiliza isso nos arquivos da SEFIP?



Além de guardá-los no formato PDF, eu guardo os arquivos *.SFP e *.CNS em um arquivo zipado.

Quando algum órgão publico solicita o documentos, estes são gravados em CD e gerado um protocolo através do programa SVG (Validador do MANAD).


===========================================
                    J E S U S     T E     A M A
 A comunicação começa com um sorriso.
           Deus é Jóia, o resto é bijuteria.
Deutschmann

Deutschmann

Prata DIVISÃO 3, Não Informado
há 12 anos Sexta-Feira | 29 abril 2011 | 17:20

O MANAD (Manual Normativo de Arquivos Digitais), é um arquivo solicitado pela receita onde contém todos os lançamentos contabeis e os provendos/descontos da folha.

O programa validador do MANAD (SVG) tem uma função para autenticar qualquer arquivo digital, gerando um protocolo com o hash do arquivo que será entregue ao fiscal.

O governo é reflexo de seu povo.
Luciano Candido

Luciano Candido

Ouro DIVISÃO 1, Analista Pessoal
há 12 anos Sexta-Feira | 29 abril 2011 | 17:26

Olá Marco Antonio, primeiro tem que instalar o Vertigo que é gratuito, ele é o responsável pela habilitação do Servidor, ou seja, é ele que permite que qualquer computador da sua rede utilize o computador como Servidor igual internet, e ele mesmo gerencia o MySQL e o PHP que são necessários para o funcionamento do fórum, agora sobre o "IP.Board 2.2.2" na época eu tinha encontrado ele no site http://forum.sosinvision.com.br/ onde tinha explicação e tudo o que eu precisava para poder fazer funcionar..., mas foi tudo grátis e funciona até hoje perfeitamente, só no começo é que dá trabalho, mas depois fica tudo organizado.

Download do Vertrigo




===========================================
                    J E S U S     T E     A M A
 A comunicação começa com um sorriso.
           Deus é Jóia, o resto é bijuteria.
Gabriel dos Santos

Gabriel dos Santos

Prata DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 12 anos Sexta-Feira | 29 abril 2011 | 17:40

Olá Luciano,
Muito interessante este forum.
No caso os arquivos ficam gravados no servidor local, ou seja, em uma máquina da sua rede?
É fácil fazer um backup, digamos, de todos arquivos de uma empresa apenas, utilizando a organização deste forum?
Como é organizado as pastas neste forum?

Vejo que devemos utilizar a informática a nosso favor, pois as exigências estão aumentando cada vez mais.
Utilizando sistemas de arquivos digitais, como os amigos estão compartilhando, podemos melhorar nossos arquivos e diminuir os custos.


Pode-se utilizar um backup anual, digamos, 1 DVD por ano, ou compactar, o arquivo morto com zipadores.


Luciano Candido

Luciano Candido

Ouro DIVISÃO 1, Analista Pessoal
há 12 anos Segunda-Feira | 2 maio 2011 | 10:02

Bom Dia Gabriel, os arquivos do fórum ficam tudo na pasta "www" do Vertrigo, eu faço o Backup com o SkyDrive do Windows Live, assim eu acesso por qualquer lugar e também via PenDrive.


===========================================
                    J E S U S     T E     A M A
 A comunicação começa com um sorriso.
           Deus é Jóia, o resto é bijuteria.
Jose Cisso

Jose Cisso

Ouro DIVISÃO 2, Account Manager
há 12 anos Segunda-Feira | 2 maio 2011 | 10:54

Muito Util esse topico, devia ser transferido para FIXO. Parabens ao autor.

Quanto a guarda de arqvivos, existe varias maneiras, mas essa de guardar em PDF e em disco virtual é otimo.

Só não esqueçam de SEMPRE fazer becape dos dados.

Abraços

Os Homens perderm a saude para juntar dinheiro, e depois perdem dinheiro para recupera-la.(Dalai Lama)
Luciano Candido

Luciano Candido

Ouro DIVISÃO 1, Analista Pessoal
há 12 anos Segunda-Feira | 2 maio 2011 | 11:31

Olá José, sugira pra nós algum Disco Virtual.... Aqui eu uso o SkyDrive do Windows Live, lá tem espaço de 5Gb e cada arquivo deve ter no máximo 50Mb, daí eu compacto com o 7Zip e divido os arquivos em 50Mb e depois faço o upload, tudo isso é GRÁTIS.


===========================================
                    J E S U S     T E     A M A
 A comunicação começa com um sorriso.
           Deus é Jóia, o resto é bijuteria.
Jose Cisso

Jose Cisso

Ouro DIVISÃO 2, Account Manager
há 12 anos Segunda-Feira | 2 maio 2011 | 13:41

Oi Luciano,

O Disco virtual que eu conheço e uso é o do TERRA, mas não é gratuito, vc tem que pagar uma pequena mensalidade, dentre outros serviços vc tem email, etc etc...

abraços

Os Homens perderm a saude para juntar dinheiro, e depois perdem dinheiro para recupera-la.(Dalai Lama)
Gabriel dos Santos

Gabriel dos Santos

Prata DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 12 anos Quarta-Feira | 4 maio 2011 | 09:17

Pessoal,
Bom dia.
Agradecido pela participação de todos.
Estou mudando meu conceito de impressão da GFIP.
Vou optar em arquivo digital (PDF, etc).

Mas uma pergunta:

De acordo com a legislação, temos que guardar a documentação por 30 anos, inclusive o arquivo "*.SFP".
Aqui, eu fecho um arquivo "*.SFP" para várias empresas.
Como vocês fazem, 1 arquivo para várias empresas, ou fecham vários arquivos, 1 para cada empresa?
No meu caso, 1 arquivo para várias empresas, quando entregamos uma escrita para outro contador, como repassar os arquivos "*.sfp" para o outro colega, se neste arquivo contém dados de outras empresas?

Esses procedimentos da prática são simples mas é importante ser bem organizado para agilizar todo o processo.
Valeu, agradecido.

Deutschmann

Deutschmann

Prata DIVISÃO 3, Não Informado
há 12 anos Quarta-Feira | 4 maio 2011 | 17:15

Boa tarde

Aqui é gerado um arquivo separado para cada empresa, mas esse processo é todo automático sem a necessidade de interagir com o SEFIP.

E os arquivos são gravados em um LVM, para fazer o backup é só fazer um snapshot. E se ocorrer algum problema em algum HD, tem o espelho.
Viva o linux!

O governo é reflexo de seu povo.
VALDIR ALEXANDRINO PINHEIRO

Valdir Alexandrino Pinheiro

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 4 maio 2011 | 18:25

Gabriel

boa noite

voce não pode pensar em economia, voce pode abrir uma pasta e gravar tudo em pdf, ou CD para todo mês, ou pendraive, ou normalmente gravo no pdf, e imprimo todas as gifp, acho um metodo mais facil para voce conferir qualquer eventualidade.

atenciosamente

Valdir A. Pinheiro

ROBERTA SANTIAGO SANTOS

Roberta Santiago Santos

Prata DIVISÃO 2, Administrador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 12 maio 2011 | 14:32

olá pessoal, por caso algum de voces já tiveram problema qdo uma empresa mudou de contador e voces envuiaram somente os arquivos gravados digitalmente? porque quero começar a gravar desta forma e nao mais imprimir, principalmente a GFIP. agradeço.

"Deus é fiel."
Página 1 de 2
1 2

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.