x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 2

acessos 983

Dúvidas sobre certificação digital

Tauan Braz Bonfim

Tauan Braz Bonfim

Prata DIVISÃO 2, Autônomo(a)
há 12 anos Segunda-Feira | 2 maio 2011 | 11:45

Boa tarde,

Sou novo na área da contabilidade e trabalho com cálculos judiciais, no momento.

Uma empresa veio a mim pedindo para fazer um cálculo de FGTS e INSS de seu empregado para realizarem o recolhimento dos mesmos. Ao mesmo tempo, seguindo determinação do juiz, a empresa pediu também a elaboração de GFIP e o envio da mesma via conectividade social.

O problema é que ainda não tenho CRC e nem certificado digital e gostaria muito que alguém me ajudasse, se possível, com as seguintes questões:

Como obter o certificado digital sem ser contador e sem ter escritório de contabilidade;

Se não for possível obter o certificado, a contabilidade da própria empresa deve enviar as informações via conectividade pelo seu contador ou por sua área de contabilidade?

Seria possível fazer a GFIP aqui e enviá-la por quem já tem o certificado e a procuração da empresa?

Desde já agradeço!

Paulo Pacher

Paulo Pacher

Bronze DIVISÃO 5, Analista Fiscal
há 12 anos Segunda-Feira | 2 maio 2011 | 13:31

Boa tarde,

O certificado digital deve ser emitido em nome da empresa em que o funcionário está registrado, mas para enviar a GFIP você não usa ele.

A GFIP é enviada com a chave PRI do escritório contábil e a responsabilidade de enviar a GFIP era da contabilidade da empresa.

O que você pode fazer é o levantamento dos valores de INSS e FGTS a pagar, para que a empresa fique ciente dos valores devidos e peça para o escritório emitir as guias de pagamento. Caso contrário

Tenho pouco conhecimento na área de departamento pessoal, por isso, se eu estiver errado peço por gentileza que me corrijam.

Paulo Ricardo Pacher
New Norte Informática - Questor Sistemas - Joinville/SC
Fone: (047) 3032-8600
Tauan Braz Bonfim

Tauan Braz Bonfim

Prata DIVISÃO 2, Autônomo(a)
há 12 anos Terça-Feira | 3 maio 2011 | 15:46

Paulo, boa tarde.

Muito obrigado pela resposta.

Agora, como eu consigo esta chave pri. A empresa foi extinta e não existe mais área contábil.


Muito obrigado.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.