x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 1

acessos 701

licença maternidade ou dispensa??

caroline rodrigues do nascimento

Caroline Rodrigues do Nascimento

Iniciante DIVISÃO 4 , Servente
há 14 anos Terça-Feira | 24 maio 2011 | 00:05

Olá boa noite,
Quando entrei na empresa fiz alguns exames,porem todos deram resultados normais,mas após alguns dias me senti mal e fui ate o hospital e o resultado era uma gestação de 12 semanas......meu chefe não me mandou embora,mas agora que estou com 28 semanas,me disse que não vai ter o dinheiro suficiente para pagar a minha licença maternidade(ele sempre atrasa pagamentos e vales e ate mesmo vale transporte)devo entrar num acordo de dispensa sem justa causa?Ou arriscar a licença?
Desde de já agradeço a atenção

kennya eduardo
Consultor Especial

Kennya Eduardo

Consultor Especial , Não Informado
há 14 anos Terça-Feira | 24 maio 2011 | 00:26

Caroline, vc não menciona se está em contrato de experiência ainda, caso positivo a empresa não é obrigada a lhe efetivar nem existe estabilidade para gestante em período de experiência.

Se esse não é seu 1º emprego, e já figurando como segurada da previdência, vc poderá pleiterar o benefício mesmo estando desempregada. Vá ao posto de atendimento do INSS com sua CTPS e peça orientação, simulando um possível desemprego por falência da empresa, por exemplo, eles poderão lhe informar se vc terá as condições de requer seu benefício mesmo sem que seja por intermédio de seu atual empregador.

Com essas informações em mãos vc poderá analisar melhor o que vale mais a pena, afinal, ficar dependendo do empregador pagar seu salário com vc ausente pode ficar complicado; por outro lado, sendo vc já efetivada goza de estabilidade até 4 meses após o retorno da licença maternidade - bastante tempo - o que te daria poder de barganha.

Boa sorte!!!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade