x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 6

acessos 3.725

Como reenviar a GFIP?

Ana Maria Véras Pereira

Ana Maria Véras Pereira

Bronze DIVISÃO 5, Assistente Depto. Pessoal
há 12 anos Quarta-Feira | 8 junho 2011 | 11:10

Caros colegas de profissão,

Estou com um dilema terrível... acontece o seguinte:

Tenho um funcionário que ficou afastado durante 20 meses, por problemas com dependência química, recentemente ele retornou as suas atividades, e pediu demissão, quando solicitei um extrato para fins rescisórios, veio constando que estamos devendo FGTS desses 20 meses de afastamento, eu sei que quando não é acidente de trabalho, não devemos depositar o FGTS, e também não sei como foi enviada a GFIP, pois estou na empresa a pouco tempo.
A primeira coisa que me veio em mente foi reenviar a GFIP dos meses de afastamento... estou certa?
E se sim como devo enviar ?
Alguma outra sugestão?

Desde já agradeço qualquer ajuda é bem vinda!

Abraços

Ana Maria
JOAO ALEXANDRE PEREIRA BARBOSA FILHO
Articulista

Joao Alexandre Pereira Barbosa Filho

Articulista , Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 8 junho 2011 | 11:55

se nas gfips foram informadas que ele estava afastado nao tem porque recolher o fgts e se nao tivesse, o fgts dele estaria sendo depositado indevidamente,portanto,acho que deve esta havendo algum erro na base de dados da caixa.

João Alexandre Filho
Alexandre Contabilidade
Bel. Ciencias Contabeis
Graduando em Direito
Marilene Ferraz Marcolino

Marilene Ferraz Marcolino

Prata DIVISÃO 5, Gestor(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 8 junho 2011 | 11:59

Ana Maria, voce está certa quanto as contribuições por acidente de trabalho, agora verifique nas Gfips anteriores como ele foi informado no mês de afastamento inicial, pois dá para corrigir.
Importe para o sistema da Sefip o mês em que ele se afastou e coloque todo mundo na modalidade 9 e ele na modalidade 1 e faça a comunicação, assim sucessivamente até o final dos 20 meses, mantendo ele com o código de afastamento em todos os 20 meses, para sobrepor todas as outras comunicações feitas na época.
Desta forma voce corrige as 20 competências e resolve este problema.

E por não saber que era impossível, ela foi lá e fez...
JOAO ALEXANDRE PEREIRA BARBOSA FILHO
Articulista

Joao Alexandre Pereira Barbosa Filho

Articulista , Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 8 junho 2011 | 12:03

Marilene,
se as informações nao tivessem sido enviadas de forma correta, que é a forma que vc citou acima vc nao acha que a empresa estaria recolhendo o fgts deste funcionario e era pra constar o mesmo na caixa?

João Alexandre Filho
Alexandre Contabilidade
Bel. Ciencias Contabeis
Graduando em Direito
Ana Maria Véras Pereira

Ana Maria Véras Pereira

Bronze DIVISÃO 5, Assistente Depto. Pessoal
há 12 anos Quarta-Feira | 8 junho 2011 | 12:06

Entendi, estou entrando em contato primeiramente com a caixa para ver o que pode ser feito, ou se realmente foi erro da base de dados da caixa mesmo, eu estava em duvida exatamente nesse ponto, se terei que reenviar as GFIPs, qual código deveria usar para os demais funcionarios.

Obrigada, a todos, e assim que conseguir solucionar volto com a resposta ;)

Ana Maria
Ana Maria Véras Pereira

Ana Maria Véras Pereira

Bronze DIVISÃO 5, Assistente Depto. Pessoal
há 12 anos Quarta-Feira | 8 junho 2011 | 12:19

Pessoal, já sei o que aconteceu, as pessoas que trabalhavam no departamento pessoal anteriormente, na hora de enviar a GFIP, elas simplesmente excluiam esse funcionario, por isso cheguei a conclusão de que o fato de aparecer competencias não localizadas na conta dele, não significa necessariamente que e empresa está devendo o FGTS, significa apenas que não foi informado o afastamento, já que em vez de enviar a GFIP, elas o excluiam.

Obrigada

e até a proxima

Ana Maria
Marilene Ferraz Marcolino

Marilene Ferraz Marcolino

Prata DIVISÃO 5, Gestor(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 8 junho 2011 | 13:45

João, acredito que devam ter informado de forma incorreta no código de afastamento, quando do afastamento deste funcionário , gerando assim os débitos.
Não é impossivel o processamento da caixa conter algum erro , mas é bem mais fácil alguem ter informado e depois corrigido apenas no sistema da folha.

E por não saber que era impossível, ela foi lá e fez...

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.