x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 3

acessos 873

Impostos s/ FOPAG.

Paulo Motta

Paulo Motta

Iniciante DIVISÃO 5 , Contador(a)
há 14 anos Terça-Feira | 14 junho 2011 | 12:59

Boa tarde,
Tenho uma dúvida que acredito ser simples. Pesquisei no fórum e não encontrei nada, então é o seguinte: Tenho uma empresa prestadora de serviços ( presumido ), não tenho nenhum funcionário e nem retiro pro-labore, pois ambos os sócios ja tem carteiras assinadas por outras instituições e já contribuem com o teto. Eu gostaria de contratar um funcionário e o salário seria de 1300. Além de recolher o INSS e FGTS da parte do empregado quais outros impostos da parte do patronal eu tenho que pagar sobre a folha e suas respectivas aliquotas?

Obrigado
Paulo Motta

Patrycya Palladino Furbino

Patrycya Palladino Furbino

Prata DIVISÃO 4 , Encarregado(a) Recursos Humanos
há 14 anos Terça-Feira | 14 junho 2011 | 14:18

Paulo

Na parte trabalhista, pelo que mencionou acima, vc terá só os impostos de INSS e FGTS. E como vc mesmo disse, o INSS tem a parte da empresa.

E vc poderá ter outras despesas, como vale-transporte, na Convenção Coletiva que representa a sua empresa, pode constar o pagamento de vale alimentação, Participação nos lucros, contribuições patronais.

abraços

"A cada minuto que passamos com raiva, perdemos sessenta felizes segundos."
Paulo Motta

Paulo Motta

Iniciante DIVISÃO 5 , Contador(a)
há 14 anos Terça-Feira | 14 junho 2011 | 20:52

eu gostaria de mais detalhes, como por exemplo:
aliquota INSS patronal
aliquota Terceiros
aliquota acidente de trabalho
Acredito que o FPAS é o código 566 por se tratar de agencia de publicidade, o código do SEFIP é 115 e o do GPS é 2100.
Outra dúvida cruel também é a de que como eu faço para descobrir qual convenção coletiva minha empresa faz parte? Meu CNAE é: 7311-4/00

Bom é isso, e saber isso tudo seria interessante, mas melhor ainda seria aprender como ir buscar essas informações.

Obrigado,
Paulo Motta

kennya eduardo
Consultor Especial

Kennya Eduardo

Consultor Especial , Não Informado
há 14 anos Terça-Feira | 14 junho 2011 | 23:22

Oi, Paulo.

Essas informações vc obterá através do CNAE de sua empresa. Com ele vc identifica o FPAS e este lhe dará as alícotas aplicáveis.

Neste link vc encontra as tabelas que poderão lhe dar esses detalhes, inclusive tem opção de baixar pro seu PC.
http://www.receita.fazenda.gov.br/previdencia/gfip/gfip4tabelas.htm

Para identificar o Sindicato do seu segmento vc busca no Google usando a palavra de sua atividade principal (atividade-fim) precedida de "Sindicato", ou poderá buscar em pesquisa no site do MTE. Outra possibilidade é saber com alguma empresa do mesmo segmento.

Espero ter ajudado.

Abraços!!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade