x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 3

acessos 859

Impostos s/ FOPAG.

Paulo Motta

Paulo Motta

Iniciante DIVISÃO 5, Contador(a)
há 12 anos Terça-Feira | 14 junho 2011 | 12:59

Boa tarde,
Tenho uma dúvida que acredito ser simples. Pesquisei no fórum e não encontrei nada, então é o seguinte: Tenho uma empresa prestadora de serviços ( presumido ), não tenho nenhum funcionário e nem retiro pro-labore, pois ambos os sócios ja tem carteiras assinadas por outras instituições e já contribuem com o teto. Eu gostaria de contratar um funcionário e o salário seria de 1300. Além de recolher o INSS e FGTS da parte do empregado quais outros impostos da parte do patronal eu tenho que pagar sobre a folha e suas respectivas aliquotas?


Obrigado
Paulo Motta

Patrycya Palladino Furbino

Patrycya Palladino Furbino

Prata DIVISÃO 4, Encarregado(a) Recursos Humanos
há 12 anos Terça-Feira | 14 junho 2011 | 14:18

Paulo

Na parte trabalhista, pelo que mencionou acima, vc terá só os impostos de INSS e FGTS. E como vc mesmo disse, o INSS tem a parte da empresa.

E vc poderá ter outras despesas, como vale-transporte, na Convenção Coletiva que representa a sua empresa, pode constar o pagamento de vale alimentação, Participação nos lucros, contribuições patronais.

abraços

"A cada minuto que passamos com raiva, perdemos sessenta felizes segundos."
Paulo Motta

Paulo Motta

Iniciante DIVISÃO 5, Contador(a)
há 12 anos Terça-Feira | 14 junho 2011 | 20:52

eu gostaria de mais detalhes, como por exemplo:
aliquota INSS patronal
aliquota Terceiros
aliquota acidente de trabalho
Acredito que o FPAS é o código 566 por se tratar de agencia de publicidade, o código do SEFIP é 115 e o do GPS é 2100.
Outra dúvida cruel também é a de que como eu faço para descobrir qual convenção coletiva minha empresa faz parte? Meu CNAE é: 7311-4/00

Bom é isso, e saber isso tudo seria interessante, mas melhor ainda seria aprender como ir buscar essas informações.

Obrigado,
Paulo Motta

kennya eduardo
Consultor Especial

Kennya Eduardo

Consultor Especial , Não Informado
há 12 anos Terça-Feira | 14 junho 2011 | 23:22

Oi, Paulo.

Essas informações vc obterá através do CNAE de sua empresa. Com ele vc identifica o FPAS e este lhe dará as alícotas aplicáveis.

Neste link vc encontra as tabelas que poderão lhe dar esses detalhes, inclusive tem opção de baixar pro seu PC.
http://www.receita.fazenda.gov.br/previdencia/gfip/gfip4tabelas.htm

Para identificar o Sindicato do seu segmento vc busca no Google usando a palavra de sua atividade principal (atividade-fim) precedida de "Sindicato", ou poderá buscar em pesquisa no site do MTE. Outra possibilidade é saber com alguma empresa do mesmo segmento.

Espero ter ajudado.

Abraços!!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.