x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 3

acessos 1.742

Parametrizar Folha x Sefip

Joaquim Antonio de Arruda

Joaquim Antonio de Arruda

Prata DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 12 anos Terça-Feira | 12 julho 2011 | 16:01

Boa tarde a todos !

Primeiramente peço desculpas caso esse assunto já tenha sido tratado. Procurei exaustivamente informações a respeito, inclusive fora do Fórum Contábeis, mas o que consegui ainda não me deixou seguro. Consegui informações incompletas, mas também não descarto a possibilidade de eu estar " fora de forma " e não ter entendido as orientações.

Bom, herdei um pequeno escritório de meu pai (falecido), o qual prestava serviços apenas a comércio varejista optante pelo simples. Agora um membro da minha família pediu que eu cuidasse da folha, gps, fgts, rais, enfim, apenas da parte de pessoal, pois só agora contratou uma funcionária, e querem (com razão) levar tudo certinho. Acontece que trata-se de um ramo de atividade novo prá mim: - corretora de seguros.

Minha dúvida: - onde encontro informações precisas a respeito de Porcentagem INSS Empregador, Empregado, Terceiros, Salário Educação, Código FPAS, Código de Pagto GPS e Código de Terceiros ?

Pergunto sobre a fonte de informações, pois da próxima vez já posso ir direto nas informações desejadas, mesmo que para outros ramos de atividade.

Mais uma vez, agradeço de antemão qualquer orientação.

Leila

Leila

Prata DIVISÃO 5, Não Informado
há 12 anos Terça-Feira | 12 julho 2011 | 16:16

Desconto do Empregado: 8, 9 ou 11% cfe tabela vigente
Desconto do Pró-Labore: 11%

Aí vai depender se a empresa é optante do simples ou não e em qual anexo.

Informações sobre Fpas e Rat encontra no Anexo I da IN RFB 1027/2010.

Poste o Cnae e se é optante do simples que será mais fácil auxiliar.


Juliana Salmaso

Juliana Salmaso

Bronze DIVISÃO 3, Encarregado(a) Pessoal
há 12 anos Terça-Feira | 12 julho 2011 | 16:17

Boa tarde Joaquim,

Segue a fonte das tabelas de FPAS: http://www.receita.fazenda.gov.br/previdencia/gfip/gfip4tabelas.htm

Se a empresa não é optante pelo simples o código de pagamento é 2100. Se for simples e só recolher a parte dos empregados é 2003. (precisa ver em qual tabela do simples está alocado, mas se não me engano Corretoras de Seguro não podem optar pelo simples)

O terceiros depende do FPAS, basta ver na tabela no mesmo site acima.

Porcentagem de INSS empregador é sempre 20%, para empresa não optantes pelo simples. Caso seja optante pelo simples não tem a parte empresa.

INSS do empregado aqui no proprio portal tem disponível a tabela do INSS, no Item "Tabelas" ali em cima, varia de 8% a 11% dependendo do salário.

At,

Juliana Salmaso

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.