x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 4

acessos 2.378

Dúvidas sobre RPA

Danilo Alves Pereira

Danilo Alves Pereira

Iniciante DIVISÃO 3 , Assistente Contabilidade
há 13 anos Quinta-Feira | 11 agosto 2011 | 16:07

Caros senhores, minha dúvida é a seguinte: Minha esposa trabalhou por mais de 16 anos para um empresa (tributada pelo Lucro Real), ocorre que, como eu estava trabalhando em outro município fomos obrigados a mudar. Logo, ela teve que ser desligada dessa empresa. Porém, foi acertado na ocasião que ela continuaria a prestar os serviços técnicos profissionais, mantendo o contato com a empresa por e-mail, correios, e outros meios. Desta maneira, passaria a emitir RPA. Sabe-se que é retido do valor dos serviços 11% de INSS, e a empresa por sua vez recolhe 20% (patronal). Minha pergunta é se haveria neste caso, mesmo assinando contrato de exclusividade (ou seja, ela só vai prestar serviços para essa empresa), a necessidade de minha esposa recolher mais 20% de INSS como Contribuinte Individual para continuar a contagem do tempo de contribuição??? Se sim, ela estaria então recolhendo 31% ao INSS, está correto meu raciocínio???

FABIO HONORIO

Fabio Honorio

Prata DIVISÃO 1 , Técnico Contabilidade
há 13 anos Sexta-Feira | 12 agosto 2011 | 12:40

Boa tarde Danilo,

Em contato com o pessoal do INSS obtive a resposta de que no caso da sua esposa, ela não precisa contribuir com mais valor nenhum, pois a empresa contribui com 20% do valor do RPA e a sua esposa com 11%, ou seja, não existe mais a necessidade dela contribuir com valores a mais, porém, indico a você que ela vá a uma agencia da previdência e fale com um fiscal que eles darão a base legal e maiores esclarecimentos sobre o assunto aposentadoria.

Espero ter ajudado.

Alexander Esteves Machado

Prata DIVISÃO 4 , Gerente Recursos Humanos
há 13 anos Sexta-Feira | 12 agosto 2011 | 14:40

Boa tarde!
Estou precisando de um modelo de ofício, para suspender a prestação de serviços dos médicos por RPA.
Já que trabalho no Hospital, e os médicos está há muito tempo com essa prática do RPA.
Alguém tem esse modelo para me passar?
Desde já, agradeço.

Att.

Essa é a nossa missão:
"Servir com Amor e empenho, Priorizando a Vida"
Hospital Nossa Senhora Auxiliadora
DAVID NEREU POGERE

David Nereu Pogere

Bronze DIVISÃO 3 , Analista Contabilidade
há 13 anos Quinta-Feira | 22 setembro 2011 | 16:51

Preciso de ajuda.
Tenho uma empresa de Carga e Descarga, tributada no lucro presumido, onde vai fazer a contratação de 20 funcionárias como auxiliar de limpeza, para trabalho temporário, 20-30 dias. Como a empresa não quer efetuar os registros em CTPS, posso fazer RPA? e qual o procedimento que devo tomar?
Grato pela atenção

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade