x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 8

acessos 15.681

Saque mensal FGTS - aposentado

kennya eduardo
Consultor Especial

Kennya Eduardo

Consultor Especial , Não Informado
há 13 anos Quarta-Feira | 21 setembro 2011 | 13:13

Sim, ele pode se assim quiser.

O fato de estar aposentado voluntariamente não impede de ter ele descontado a contribuição previdenciária (INSS) e ao recolhimento do FGTS.

Quanto a Contribuição da Previdência o aposentado não poderá requerer integração a sua aposentadoria pois o sistema é contributivo, ele recolhe um valor que irá financiar a aposentadoria e pensão dos demais trabalhadores, assim como a aposentadoria dele hoje é financiada pelos trabalhadores na ativa que recolhem a contribuição previdenciária.

Quanto ao saldo FGTS em caso de rescisão, independente do empregado aposentado sacar os depósitos mensalmente, a CAIXA os mantêm em memória para que seja calculada a multa de 40% sobre o saldo se a rescisão for sem justa causa.

Espero ter ajudado.

Lilian

Lilian

Prata DIVISÃO 1 , Analista Recursos Humanos
há 13 anos Quarta-Feira | 21 setembro 2011 | 13:28

Obrigada, Kenya.
Realmente a tratativa de encargos é como funcionário normal. A minha dúvida é que eu sei que o funcionário, quando está trabalhando e se aposenta, pode ir sacando mensalmente o FGTS, mas isto apenas quando ele continua na mesma empresa em que se aposentou.
Aqui neste caso, o funcionário passou a ter o contrato de trabalho, depois que já estava aposentado, e na CEF não é claro se ele pode ir sacando mensalmente ou se terá que aguardar o término do contrato, aí eu sei que ele poderá sacar independete de ser sem justa causa ou pedido de demissão, tendo direito inclusive a multa.

kennya eduardo
Consultor Especial

Kennya Eduardo

há 13 anos Quarta-Feira | 21 setembro 2011 | 21:06

Sim, Lilian.

Ele poderá ir sacando o FGTS mesmo que já esteja em novo vínculo empregatício, em nova empresa, após aposentar-se.

O FGTS é na verdade uma poupança (compulsória) de parte do salário do trabalhador, o dinheiro é dele, mas somente poderá usar em extrema necessidade. Por isso o aponsentado tem livre acesso ao Fundo em virtude de já contar com uma fonte de renda que é a aposentadoria, o que significa que ele não precisa se preocupar com aquela poupança para as horas de maior aperto.

Abraços!!!!

MARCIO WAGNER PEREIRA DA SILVA

Marcio Wagner Pereira da Silva

Prata DIVISÃO 3 , Técnico Contabilidade
há 13 anos Quinta-Feira | 22 setembro 2011 | 13:03

leander cesar.

o fgts e administrado pela caixa economica federal ok, portanto, tudo em relação a fgts e com a caixa, basta o trabalhador aposentado comparecer a uma agencia da caixa, munido de toda documentação e carta de aposentadoria, abrir uma conta na caixa, pode ser poupança, que o credito e feito automaticamente todo dia 20 ok.

Renata Barbieri Rufino

Renata Barbieri Rufino

Ouro DIVISÃO 1 , Analista Recursos Humanos
há 13 anos Quinta-Feira | 22 setembro 2011 | 13:20

Lilian, na CEF me informaram a mesma coisa que você disse, que ele só poderia sacar, se estiver na mesma empresa em que se aposentou, caso tenha iniciado o vinculo já aposentado, não seria possível... Porém, em um outro contato que fiz na Caixa, me disseram que era só ele apresentar os documentos, juntamente com a carta de concessão do beneficio de aposentadoria que ele conseguiria realizar o saque mensal...

O dificil saber o criterio deles...rs

MARCIO WAGNER PEREIRA DA SILVA

Marcio Wagner Pereira da Silva

Prata DIVISÃO 3 , Técnico Contabilidade
há 13 anos Quinta-Feira | 22 setembro 2011 | 13:42

renata, isto acontece porque hoje o numero de estagiarios na caixa e grande, nao sei ai em sao paulo, mais aqui, em recife, temos um atentimento exclusivo para empresas, funcionarios antigos, bem treinados, que sabem trabalhar, o correto e assim mesmo ok.....

mande ele ir a uma agencia da caixa, com toda a documentação, inclusive e principalmente a carta de concessao de beneficio, abri uma conta poupança na caixa e pedir que o deposito mensal fgts seja creditado nesta conta, este credito e feito todo dia 20 ok.

tenho so em um cartorio aqui em recife 6 funcionarios nesta situação e recebem todo mes, fiz, todos pessoalmente ok.

kennya eduardo
Consultor Especial

Kennya Eduardo

há 13 anos Quinta-Feira | 22 setembro 2011 | 21:00

Confirmo o relato do amiga Renata, que basta ao aposentado empregado ir a uma agência da CAIXA com a documentação que liberou sua aposentadoria para se habilitar ao saque mensal (se assim quiser, caso contrário pode ir deixando lá) de seu novo FGTS.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade