x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 7

acessos 1.723

DEBATE: Taxas sindicais determinadas na Convenção

Jonas Lourencini Poloni

Jonas Lourencini Poloni

Bronze DIVISÃO 3 , Contador(a)
há 13 anos Sexta-Feira | 14 outubro 2011 | 17:51

Se os moderadores assim autorizar, gostaria de propor aqui um debate, nesse topico, para cada um expor seus argumentos, opiniões baseada na experiencia e vivencia de cada um. o tema:

A Maioria dos sindicatos impoe diversas taxas aos trabalhadores (não-sindicalizados), por meio de convenção coletiva, abrangendo muitas vezes um estado inteiro, e impoe regras para o funcionario se opor aos descontos, dificultando sua isenção. Alguns contadores e advogados discutem os mais diversos entendimentos. Legislação base de conhecimento:
- CLT art 545.
- Súmula 666 STF.
- Precedente Normativo 119 TST.

fernando de oliveira

Fernando de Oliveira

Bronze DIVISÃO 4 , Assistente Depto. Pessoal
há 13 anos Sábado | 15 outubro 2011 | 12:11

Eu fiz oposição de uma contribuição mas no ano seguinte sai do escritorio que eu trabalhava e fui no sindicato porque tenho algumas (muitas) reclamações, tive que pagar esse valor...e ainda voltarei ao sindicato porque posso usar o advogado deles gratuitamente, dependendo do sindicato vale a pena sim, alguns oferecem clube, dentista, etc, só que as vezes o bolso pesa (pra alguns não vale a pena).

MARCIO WAGNER PEREIRA DA SILVA

Marcio Wagner Pereira da Silva

Prata DIVISÃO 3 , Técnico Contabilidade
há 13 anos Segunda-Feira | 17 outubro 2011 | 15:15

CARO JONAS.

Mesmo estando em CCT, continua ilegal essas taxas ok, creio eu, que nao cabe a discurção se e ou nao legal, uma vez que, ninguem e obrigado a se associar-se ou sindicalizar-se.

Eu, particulamente, so executo qualquer desconto em favor de sindicato, se o trabalhador me entregar autorização para tal ok....caso ele nao o faça, memso estanto na CCT, nao executo desconto.

Nao me preoculpo em sindicato reclamar, pois, como disse acima, e ilegal, alem de que, sindicato nao e justiça, nao tem direito de mandar executar ok, qualquer coisa, vamos a justiça ver quem esta certo.

Realmente, a maioria dos sindicatos, dificutam o ressacimento ou ate mesmo o fim deste desconto, conheço varios casos.

Eu, tenho uma opiniao particular sobre sindicato, e sempre digo aos funcionarios dos meus clientes....

Sindicato so e bom para os presidentes, que estao la deste que eu me entento por gente, nao largam o file, a mamata, nao pensem que eles lutam ou se preoculpam com voces, eles so querem de voces, as taxas abusivas que cobram, ferindo ate mesmo a lei.

A voces colegas, boa sorte com os sindicatos que voces tem que aturar ok.

MARLENE SEGLIA MUFUMBA

Marlene Seglia Mufumba

Iniciante DIVISÃO 4 , Cortador(a)
há 13 anos Quarta-Feira | 19 outubro 2011 | 20:20

boa Noite

Muito boa a resposta do colega, tambem executo da mesma forma, e ainda oriento ao clientes que ninguem deve associar-se ou manter-se associado.

quanto ao sindicato patronal que tem as taxas confederativas anuais, semestrais e outras, sempre informo para o empresario que se o mesmo é sindicalizado deve pagar, pois no momento que sindicaliza-se esta de acordo com todas as clausulas da CCT, e aos que nao são sindicalizados informo que não é devedor das taxas, somente a anual que vence em 31 de janeiro de cada ano.

boa sorte a todos.

Josefina Maria de Pauli

Josefina Maria de Pauli

Prata DIVISÃO 3 , Assistente Recursos Humanos
há 13 anos Quinta-Feira | 20 outubro 2011 | 08:55

Fernando,

Você só tem todas as vantagens que citou se você for sócio do sindicato, se não for está pagando sem ter nenhuma vantagen. Jogando dinheiro fora.

Os sindicatos alegam que a cobrança destas taxas está na constituição, mas tbm está nossa oposição em paga-las.

Ivani Duarte

Ivani Duarte

Prata DIVISÃO 2 , Advogado(a)
há 13 anos Quinta-Feira | 20 outubro 2011 | 09:09

Vários clientes meus já foram processados pelo sindicato e nenhum perdeu. Porém, se forem processados pelos trabalhadores, com certeza vão perder e terão que ressarcir os valores descontados. Diante disto, expomos às empresas os inconvenientes que podem ocorrer e deixamos que decidam se pagam ou não.

Antonio Carlos Doná

Antonio Carlos Doná

há 13 anos Quinta-Feira | 20 outubro 2011 | 16:32

Eu desconto de todos os sindicatos, desde que esteja em convenção, dissídio ou acordo coletivo.
Quando os funcionários reclamam, eu peço para eles irem a sindicato e pedir que não querem mais que seja descontado.
Já houve 2 reclamações trabalhistas, onde os funcionários pleitearam a devolução dos valores descontados, mas como foi feito acordo, não foi possível usar a decisão judicial, para não fazer mais os descontos.
Uso esse critério, para "conviver bem" com os sindicatos, já que na minha cidade não tem posto do trabalho para homologações.

[]s Antonio Carlos Doná
ACD Consultoria
MURILLO LEME BARROS

Murillo Leme Barros

há 13 anos Sexta-Feira | 21 outubro 2011 | 09:01

As contribuições são abusivas tanto no Sindicatos do Empregados quanto nos Sindicatos Patronais.
Há sindicatos Patronais que cobram uma fortuna de Contribuição Assistencial/Negocial alegando que estiveram a frenta das negociações coletivas e que lutaram pelos empregadores quando na verdade sabemos que não é bem assim que funciona.

MURILLO LEME

ASSISTENTE DE DEPARTAMENTO PESSOAL / CONTABILISTA

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade