Renata Caetano
Iniciante DIVISÃO 5 , Auxiliar Depto. PessoalA empresa quizer pagar o 13 em uma unica parcela aos seus funcionarios ate dia 20/12 ela pode , mesmo sabendo q o FGTS do 13 vai ser pago junto com o mes 12 ?
respostas 2
acessos 2.127
Renata Caetano
Iniciante DIVISÃO 5 , Auxiliar Depto. PessoalA empresa quizer pagar o 13 em uma unica parcela aos seus funcionarios ate dia 20/12 ela pode , mesmo sabendo q o FGTS do 13 vai ser pago junto com o mes 12 ?
Isabela Gomes
Ouro DIVISÃO 1 , Coordenador(a) Recursos HumanosBoa tarde Renata.
Ela pode optar por isso sim, mas o pagamento tem q ocorrer até o dia 30/11 e não até 20/12.
Espero ter ajudado.
Daniele Goncalves Leite
Prata DIVISÃO 2 , Supervisor(a) Recursos HumanosO Décimo - Terceiro salário é um direito garantido pelo art.7º da Constituição Federal de 1988, inciso VIII e consiste no pagamento de um salário "extra" ao trabalhador no final de cada ano.
Também conhecido como sendo uma Gratificação de Natal, tem previsão legal instituída pela Lei nº 4.090/62; Lei n° 4.749/65 com regulamentação pelo Decreto n. 57.155/65.
Inicialmente a referida Lei determinava que o pagamento do Décimo Terceiro salário deveria ser efetuado em parcela única, no mês de dezembro, na forma do seu artigo 1.°, a seguir:
Em 1965, com o advento da Lei nº 4.749, de 12 de agosto, ficou determinado o pagamento do Décimo Terceiro salário em duas parcelas.
No que tange ao pagamento da primeira parcela esta deverá ser paga entre os meses de fevereiro e novembro, ou seja, até dia 30 de novembro de cada ano o empregador deverá efetuar o respectivo pagamento.
No que tange ao pagamento da segunda parcela, o empregador deverá efetuar o recolhimento até o dia 20 de dezembro de cada ano.
Para o pagamento das diferenças até o dia 10 de janeiro de cada ano, computada a parcela do mês de dezembro, o cálculo da gratificação será revisto para 1/12 (um doze avos) do total devido no ano anterior, processando-se a correção do valor da respectiva gratificação com o pagamento ou compensação das possíveis diferenças.
Com relação ao pagamento em parcela única, o Decreto 57.155/65 em seus Art. 3º e Art. 4º estabelecem que o pagamento do décimo terceiro deverá ser efetuado em duas parcelas, sendo vedado por lei o pagamento em parcela única.
O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.
Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies
1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade