Lu
Bronze DIVISÃO 1 , Administrador(a)Gostaria de saber qual é o critério para haver fiscalização do Ministério do Trabalho em uma empresa.
A fiscalização é feita por uma denúncia ou há um sorteio via cnpj e a empresa pode ser a sorteada?
respostas 18
acessos 11.866
Lu
Bronze DIVISÃO 1 , Administrador(a)Gostaria de saber qual é o critério para haver fiscalização do Ministério do Trabalho em uma empresa.
A fiscalização é feita por uma denúncia ou há um sorteio via cnpj e a empresa pode ser a sorteada?
Josefina Maria de Pauli
Prata DIVISÃO 3 , Assistente Recursos Humanos
Lú,
Que não existe critérios para haver uma fiscalização do ministério do trabalho, ou qualquer outro orgão.
As fiscalizações mais frequente tem sido por denuncias.
Jose Cisso
Ouro DIVISÃO 2 , Account ManagerOla Lu,
A fiscalização pode se dar por diversas formar, denuncia ou por alguma irregularidade nos recolhimentos.
Geralmente eles pegam um setor ou uma rua da cidade e fiscalizam.
ABRÇS
Célia Oliveira
Prata DIVISÃO 2 , Gerente AdministrativoBom dia,
Alguém tem experiencia com fiscalização do Ministério do Trabalho e poderia me ajudar?
Como faço para organizar tanta documentação solicitada em tão pouco tempo? Digo de 12/2009 até hoje, recibos de salários, aviso e recibos de férias, rescisões, grrf, pedidos de demissão e recibos de 13º? Pois estou meio perdida e atualmente arquivo toda documentação referente ao funcionário, no prontuário dele, está errado?
Os documentos solicitados deverão ser entregues cópias ou originais?
No caso de não conseguir toda a documentação e sim só parte dela, o que pode acontecer?
Agradeço imensamente.
Danielle Alvarenga
Ouro DIVISÃO 1 , Analista PessoalBom dia Célia,
Você já tentou pedir um novo prazo? Eles geralmente concedem e remarcam a data.
Célia Oliveira
Prata DIVISÃO 2 , Gerente AdministrativoBom dia Danielle,
A fiscal até me disse que me daria um novo prazo, mas não notificou isso e pelo livro de inspeção, verifiquei que houve diversas prorrogações anteriores, fiquei receosa.
Danielle Alvarenga
Ouro DIVISÃO 1 , Analista PessoalOlha, Célia, já passei por várias fiscalizações, e diversas vezes tive que pedir prorrogação de prazo, porque tinha que apresentar documentação de as vezes de várias empresas ao mesmo tempo. E sempre deu certo. Eles remarcam a data, e no dia marcado você apresenta a documentação. Nunca tive problemas nesse sentido com eles (fiscais); bom é você conversar diretamente com quem enviou a solicitação de documentos, e explicar que você vai precisar de mais prazo. O fato de ter sido prorrogado anteriormente, não influencia em nada.
Danielle Alvarenga
Ouro DIVISÃO 1 , Analista PessoalAconteceu de em alguns casos de negociar , apresentei um parte na data marcada, e o restante em outra data definida por eles.
Célia Oliveira
Prata DIVISÃO 2 , Gerente AdministrativoObrigada Danielle,
Vou fazer isso, vou pedir essa prorrogação.
Você tem uma dica de como organizar esse documentos que mencionei?
Olga de Holanda Siqueira
Ouro DIVISÃO 2 , Coordenador(a) Recursos HumanosCélia, faça da maneira como foi pedido.
E só apresente a documentação exigida.
Eu separo da forma solicitada, na ordem da notificação e somente o que foi pedido.
Célia Oliveira
Prata DIVISÃO 2 , Gerente AdministrativoEstá bem,
Muito obrigada Danielle
Altiére Cardoso
Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)Um Breve Comentário...
Quando fui intimado a levar os documentos para a Fiscal do ministério do trabalho, pediram também arquivos de uns 4 anos, ao chegar no posto de fiscalização eles ja tinham um relatório com algumas "pendências" para conferir, no mais eram os códigos das movimentações e os valores das multas e recolhimentos do FGTS, no mais não houve a necessidade de olhar todos os documentos somente de ex-funcionários que estavam com algo a ser corrigido no sistema do FGTS.
Portanto as Rescisões e as Guias GRRF são imprecindíveis para os fiscais do MTE.
Olga de Holanda Siqueira
Ouro DIVISÃO 2 , Coordenador(a) Recursos HumanosÉ verdade Altiére !
Geralmente a primeira coisa que eles querem ver são as guias do FGTS.
E eles têm uma relação de todos os depósitos que foram feitos e aqueles que estão pendentes.
Célia Oliveira
Prata DIVISÃO 2 , Gerente AdministrativoVou priorizar esses documentos então.
Obrigada Altiére e Olga
Célia Oliveira
Prata DIVISÃO 2 , Gerente AdministrativoMe desculpem tantas dúvidas, mas é minha primeira fiscalização, a documentação deve ser apresentada cópias ou originais?
Danielle Alvarenga
Ouro DIVISÃO 1 , Analista PessoalEm todas as minhas fiscalizações apresentei os originais.
Ronaldo Rodrigues
Prata DIVISÃO 2 , Técnico ContabilidadeCélia,
Boa tarde!
Apresentar a documentação original, principalmente as GRF´s.
Joao
Ouro DIVISÃO 1 , Auxiliar Depto. Pessoaltambem ja fui fiscalizado.
aqui costumo colocar em uma pasta referente a cada coisa ex:
uma pasta contendo rescisao,outra ferias,etc e coloco o ano de referencia.
ja fui fiscalizado e pediram documento de 20 anos atras e ainda bem que estavam todos guardados(fiscalizaçao fiscal)
Célia Oliveira
Prata DIVISÃO 2 , Gerente AdministrativoEstão me ajudando muito, espero poder colaborar de alguma forma, no futuro.
Quando existe Termo de Conciliação da Justiça do Trabalho, substitui a documentação solicitada? Tipo rescisão e grrf?
O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.
Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies
1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade