x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 8

acessos 1.401

Rescisão de Contrato

Delbrando Moreira

Delbrando Moreira

Bronze DIVISÃO 3 , Técnico Contabilidade
há 13 anos Terça-Feira | 6 dezembro 2011 | 09:22

Bom dia, Estou com duvidas a respeito de rescisão de contrato de professores,
Tem um professor que fazia 4 horas semanais até o meio do ano, agora faz 12, como deve ser feita a rescisão dele deverá ser feita com 4 ou 12 ou tem que ser feita uma média?
e se for o contrário se fazia 12 e passou a fazer 4 como deve ser feita a rescisão?

Obrigado pela atenção.

Delbrando Moreira
Silvana Siqueira Sales

Silvana Siqueira Sales

Iniciante DIVISÃO 3 , Auxiliar Administrativo
há 13 anos Terça-Feira | 27 dezembro 2011 | 13:21

Boa tarde!
Quero saber sobre os direitos e deveres de uma empresa ,no seguinte caso:
Temos um funcionário que acidentou-se na empresa,abriu CAT...,porém após ter aberto o CAT e ganhado a estabilidade no emprego,esse funcionário,falta muito,quando vem,chega atrasado,ou vem só no período da tarde,ou a´pós o almoço vai embora.
Praticamente esse funcionário está sacaneando a empresa.
O que podemos fazer nesses casos?

Desde já muito obrigado.

Silvana

Elaine Cristina Nunes de Souza

Iniciante DIVISÃO 2 , Professor(a)
há 13 anos Terça-Feira | 27 dezembro 2011 | 16:40

Boa tarde,
Fui contratada para dar aulas em uma escola no dia 20/08/11 e de acordo com as normas da empresa os professores são contratados.
Trabalhei até o mês de Outubro sem nem um vínculo trabalhista. Quando chegou o contrato, as cláusulas só favoreciam a empresa, desta forma conversei com a proprietária e solicitei modificações.
Resultado, quando chegou dezembro eu continuava sem contrato atualizado e nenhum vínculo trabalhista.
Para não deixar meus alunos sem professora e não deixar a escola "na mão", aguardei o recesso das aulas que ocorreu no dia 16/12/11. Porém solicitei direito à 13º, férias.
Quando recebi meus valore rescisórios, fui informada que houve desconto de aviso prévio. Quando conversamos não foi mencionado nada à respeito.
Poderiam me informar se está correto?!
Grata.

Debora Marina Bertam

Debora Marina Bertam

Bronze DIVISÃO 4 , Analista Recursos Humanos
há 13 anos Terça-Feira | 27 dezembro 2011 | 17:27

Boa tarde,
Delbrando, sugiro verificar a convenção coletiva de trabalho, eu já vi fazendo de algumas formas, mas a mais comum é fazer uma media mesmo..

Silvana, voce só pode mandar embora uma pessoa no periodo de estabilidade por justa causa e para esta voce deve ter uma boa justificativa e documentada, mas o mais indicado neste caso é esperar acabar o periodo de estabilidade e dai sim mandar embora, eu prefiro fazer assim do que me encomodar depois..

E finalmente para Elaine desconto de aviso previo só pode ser feito quando voce pode a conta, voce assinou algum documento pedindo demissao?

Iniciante DIVISÃO 2 , Professor(a)
há 13 anos Quarta-Feira | 28 dezembro 2011 | 16:23

Boa tarde,

Sim eu assinei uma carta que a proprietária da escola redigiu, onde se dizia que eu estava pedindo demissão por livre e expontânea vontade. Procurei na internet e vi que o aviso( no meu caso) teria que ser algo combinado entre ambas as partes, porém não foi cogitado o aviso, até porque a escola está de férias e só retorna no ínicio de janeiro.

Grata.

Debora Marina Bertam

Debora Marina Bertam

Bronze DIVISÃO 4 , Analista Recursos Humanos
há 13 anos Quarta-Feira | 28 dezembro 2011 | 16:29

Pois é Elaine, é que o seu caso é um pouco mais complicado porque já começou errado, voce nao tinha nem registro, porque assinar uma carta de demissao nao é mesmo?
Acredito que o correto neste caso é ir falar com a escola e fazer um acordo porque se for pelo "correto" voce pode entrar com uma ação contra a escola, ela terá que te indenizar este aviso previo descontado indevidamente, seu fgts, entre outros...

SIQUEIRA CONTABILIDADE

Siqueira Contabilidade

Iniciante DIVISÃO 3 , Contador(a)
há 13 anos Sexta-Feira | 6 janeiro 2012 | 11:01

Quais os procedimentos para demitir um funcionario por abandono de emprego. O mesmo nao comparece ao local de trabalho desde o dia 08/12 ja enviei 03 correspondencias registradas para o funcionario e mesmo não entrou em contato para justificar suas faltas ate o momento

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade