x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 5

acessos 1.232

kell Feitosa

Kell Feitosa

Prata DIVISÃO 4
há 17 anos Segunda-Feira | 30 julho 2007 | 11:57

Bom dia,

Gostaria de saber se o recolhimento da Contribuição sindical, no caso, bares, é obrigatória e se for qual fundamento legal?

Agredecida desde já.

Luiz José
Emérito

Luiz José

Emérito , Contador(a)
há 17 anos Segunda-Feira | 30 julho 2007 | 13:36

A contribuição sindical é tributo obrigatório, o fundamento legal é o art. 8º., IV da Constituição Federal, combinado com o art. 578 e seguintes da CLT.

A vantagem de ter péssima memória é divertir-se muitas vezes com as mesmas coisas boas como se fosse a primeira vez.

Friedrich Nietzsche
Zilva Candida

Zilva Candida

Ouro DIVISÃO 1 , Auxiliar Administrativo
há 17 anos Segunda-Feira | 30 julho 2007 | 13:43

Boa tarde Kelliane!

Sim, a Contribuição Sindical é obrigatória...

Art. 579. (CLT)A contribuição sindical é devida por todos aqueles que participarem de uma determinada categoria econômica ou profissional, ou de uma profissão liberal, em favor do Sindicato representativo da mesma categoria ou profissão, ou, inexistindo este, na conformidade do disposto no art. 591.

(...)

Art. 591. Inexistindo Sindicato, o percentual previsto no item III do artigo 589 será creditado à Federação correspondente à mesma categoria econômica ou profissional.

Espero ter ajudado.

abç!

"Que Deus me dê Serenidade para aceitar as coisas que não posso mudar, Coragem para mudar as que posso e Sabedoria para distinguir uma da outra."

Zilva

Zilva Candida

Zilva Candida

Ouro DIVISÃO 1 , Auxiliar Administrativo
há 17 anos Segunda-Feira | 30 julho 2007 | 13:46

Me desculpe Luiz, não havia percebido o seu tópico.

abç!

"Que Deus me dê Serenidade para aceitar as coisas que não posso mudar, Coragem para mudar as que posso e Sabedoria para distinguir uma da outra."

Zilva

Luiz José
Emérito

Luiz José

Emérito , Contador(a)
há 17 anos Segunda-Feira | 30 julho 2007 | 13:56

Boa tarde Zilva Candida.

Eu é que peço desculpa por ter me antecipado. Quero aproveitar a parabeniza-la por sua colaboração, sempre segura e fundamentada, contamos sempre com sua participação forum.

Bom trabalho.

A vantagem de ter péssima memória é divertir-se muitas vezes com as mesmas coisas boas como se fosse a primeira vez.

Friedrich Nietzsche
kell Feitosa

Kell Feitosa

Prata DIVISÃO 4
há 17 anos Segunda-Feira | 30 julho 2007 | 20:47

Boa noite Luiz e Zilva,

Muito obrigada em poder contar sempre com pessoas tão gentis.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade