x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 3

acessos 1.024

Juliana Mira

Juliana Mira

Prata DIVISÃO 4 , Assistente Depto. Pessoal
há 17 anos Sexta-Feira | 3 agosto 2007 | 10:55

Caros colegas me orientem por favor
uma empregada domestica recebe o valor mensal de R$ 380,00 por mes, mas ela trabalha apenas 3 dias por semana, com o novo SM paulista não tenho como arcar com este aumento...
pergunta posso mudar na CTPS dela e passar a receber por dia trabalhado de forma que o valor final se mantenha em R$ 380,00 se sim como faço na carteira dela quais seriam as melhores anotações para evitar problemas futuros????

Zilva Candida

Zilva Candida

Ouro DIVISÃO 1 , Auxiliar Administrativo
há 17 anos Sexta-Feira | 3 agosto 2007 | 11:50

Olá Juliana!

O que diz a lei:

O Governador do Estado de São Paulo José Serra instituiu, através da Lei 12.640/07, pisos salariais aos trabalhadores de diversas categorias profissionais.

(...)

Uma das categorias profissionais que deverá ser beneficiada é a dos domésticos, com aproximadamente meio milhão de trabalhadores em todo o Estado, os quais recebem o salário mínimo (R$380,00) e terão piso assegurado de R$410,00 (quatrocentos e dez reais), representando um aumento real de 7,89% (sete inteiros e oitenta e nove centésimos por cento).

A Lei 12.640/07 entrará em vigor a partir de 1º de agosto de 2007 e estabelece 3 (três) pisos salariais para grupos de categorias profissionais que não dispõem de acordos ou convenção coletiva de trabalho, a saber:

I - R$ 410,00 (quatrocentos e dez reais), para os trabalhadores domésticos...

(...)

Ainda:

O trabalhor doméstico não poderá sofrer irredutibilidade salarial, salvo o disposto em CCT ou acordo coletivo (Art. 7º, parágrafo único, da Constituição Federal).

Como podemos ver, sua situação tá delicada!!

abç!

abç!!

"Que Deus me dê Serenidade para aceitar as coisas que não posso mudar, Coragem para mudar as que posso e Sabedoria para distinguir uma da outra."

Zilva

Juliana Mira

Juliana Mira

Prata DIVISÃO 4 , Assistente Depto. Pessoal
há 17 anos Sexta-Feira | 3 agosto 2007 | 11:55

Mas se vc avaliar o salario minimo é de R$ 410,00 isso da um valoe de 13,67 por dia o registro que farei a ela sera de R$ 25,00 por dia e ela trabalhará 3 dias por semana desta forma ela recebera mais que um SM por dia e eu iria manter o valor que ja pago a ela que é de R$ 380,00 mensais
Sera que avaliado desta forma mesmo assim não da pra fazer???

Zilva Candida

Zilva Candida

Ouro DIVISÃO 1 , Auxiliar Administrativo
há 17 anos Sexta-Feira | 3 agosto 2007 | 12:07

Mas Juliana, ela já é registrada!! Sendo assim, existe um contrato o qual você não poderá alterá-lo, como eu postei anteriormente, salvo o disposto CCT ou acordo coletivo...

Bom, eu aconselho que entre em contato com o sindicato da categoria, tenho certeza que lá você irá obter excelentes informações.

abç!

"Que Deus me dê Serenidade para aceitar as coisas que não posso mudar, Coragem para mudar as que posso e Sabedoria para distinguir uma da outra."

Zilva

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade