x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 4

acessos 1.178

Afastamento e salario

Tania Aparecida

Tania Aparecida

Prata DIVISÃO 4 , Administrador(a) Empresas
há 13 anos Domingo | 26 fevereiro 2012 | 07:46

Bom dia, colegas,

sobre acidente com funcionario:

a empresa não fez o cat,(comunicado de acidente trabalho) funcionario aprensentou atestado de 15 dias, e depois quem tem a obrigação de fazer a papelada do inss, é a empresa? ou é o funcionario que corre atras no propio inss?

e apos quinze dias o funcionario apresentou mais 30 dias de atestado, e a empresa não esta pagando o salario...
então qual é a obrigação da empresa, uma vez que não foi dado entrada no inss por falta do comunicado de acidente... enfim muita falta de informação...

qual é a obrigação da empresa, já que não tomou as devidas providencias dentro dos 15 dias de atestado?


grata

Tania

Alex José de Siqueira

Alex José de Siqueira

Prata DIVISÃO 3 , Técnico Contabilidade
há 13 anos Domingo | 26 fevereiro 2012 | 12:02

Tania,

a CAT deve ser informada em até 48 horas após o fato ocorrido, mesmo assim pode ser informada após este prazo. Recomendo que abra a CAT com todos os dados do empregado, acidente e atestado médico. A empresa deve arcar com os primeiros 15 dias de afastamento, após isto deve encaminhar o funcionário ao INSS. Agende uma perícia médica para este funcionário e encaminhe junto com os atestados médicos recebidos, laudos e exames que tenha feito até a Previdência Social na data e horários agendados. A partir daí, o salário dele é com o INSS, lembrando que, como foi acidente de trabalho, continua-se recolhendo o FGTS normalmente.

Att,
Alex Siqueira.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade