x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 5

acessos 1.173

Duvidas sobre dispensa de funcionário.

Claudir

Claudir

Bronze DIVISÃO 1 , Administrador(a)
há 13 anos Quarta-Feira | 2 maio 2012 | 12:52


Dispensa de funcionário.
Bom dia a todos, tenho um funcionário que vive a faltar, normalmente ele da justificativas verbais e em outras atestado, muitos no mês por sinal, já conversei com o mesmo, sobre a grande quantia de faltas e o que ele poderia fazer para evitar isso, visto que prejudica a empresa, pequena empresa por sinal, porém pouco caso o mesmo fez, e continua a faltar, sendo assim gostaria de saber qual a forma mais aconselhável de desligar um funcionário de uma empresa, de forma que ele não possa vir a reclamar nada na justiça do trabalho.

Consultei meu contador, e ele me aconselhou a dispensar e pagar o aviso prévio indenizado, todas as outras coisas, FGTS, INSS, etc estão em dia, e todos os horários de entrada e saída estão em cartão ponto com a assinatura do funcionário.
Mas mesmo assim ele pode entrar na justiça do trabalhador*, sendo assim o que ele poderia vir a revindicar? Visto que ele fizesse isso de sacanagem, ele teria alguma chance de levar mais algum dinheiro meu, além do meu extress, advogado etc.

trabalhador*: Pra mim é justiça do trabalhador, nunca vi empregador ganhar uma ação, já te chegam te propondo acordo =/

Jose Cisso

Jose Cisso

Ouro DIVISÃO 2 , Account Manager
há 13 anos Quarta-Feira | 2 maio 2012 | 17:13

Oi Claudir, Faça como seu contador orientou, se a empresa paga seus funcionarios de forma correta, não ha porque temer a justiça, (não que isso seja seu caso), abraços e boa sorte

Os Homens perderm a saude para juntar dinheiro, e depois perdem dinheiro para recupera-la.(Dalai Lama)
Claudir

Claudir

Bronze DIVISÃO 1 , Administrador(a)
há 13 anos Quarta-Feira | 2 maio 2012 | 17:17

Sim eu pagarei todos os direitos dele certinho... mas eu tenho medo de ele ir na justiça e reivindicar algo inexistente.. e o que eu escuto falar que sempre o empregado ganha ou o patrão é meio que obrigado a fazer um acordo.. por isso fico com medo.

Renata Barbieri Rufino

Renata Barbieri Rufino

Ouro DIVISÃO 1 , Analista Recursos Humanos
há 13 anos Quarta-Feira | 2 maio 2012 | 17:44

Claudir,

Acho que, como disse nosso colega Jose Cisso, se está tudo ok, não há o que temer...Caso aconteça e você tenha tudo documentado, não há justificativa para você ser penalizado.

Fique tranquilo, mas sempre deixe tudo documentado, assim não terá problemas.

Claudir

Claudir

Bronze DIVISÃO 1 , Administrador(a)
há 13 anos Quarta-Feira | 2 maio 2012 | 17:46

Hoje pra variar a pessoa faltou de novo.. e me ligou agora a pouco, falando que pegou um atestado de três dias por pneumonia..
Se eu despedir ela logo após o atestado, pode dar problema?

Renata Barbieri Rufino

Renata Barbieri Rufino

Ouro DIVISÃO 1 , Analista Recursos Humanos
há 13 anos Quinta-Feira | 3 maio 2012 | 17:08

Claudir,

Você deve observar a sua convenção coletiva quanto a existência de estabilidade, porém, se só houver esse atestado de três dias e não há afastamento pela previdência, seja por doença ou acidente, normalmente não há problemas.

Mas consulte sua convenção.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade