x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 10

acessos 1.351

Gabriel

Gabriel

Bronze DIVISÃO 4 , Programador(a)
há 13 anos Segunda-Feira | 21 maio 2012 | 16:02

Olá,
trabalho como autônomo, emito nota fiscal avulsa, no valor de 4% sobre o projeto, e mais nada. Está correto isso? Não deveria haver recolhimento referente ao INSS?

E, agora, comecei a trabalhar em parceria com meu irmão, ambos autônomos. Eu fecho o projeto com uma empresa, desenvolvo, e contrato ele também como autônomo para fazer a parte gráfica. Ele deve emitir a nota fiscal para mim? como?

Poderemos ficar trabalhando como autônomo indeterminadamente?
O recolhimento do imposto de renda ocorre sobre o projeto, ou quando for fazer a declaração anual?

Obrigado!

Eduardo De Limas
Moderador

Eduardo de Limas

Moderador , Contador(a)
há 13 anos Segunda-Feira | 21 maio 2012 | 16:34

Lukobr;

Exato, não pode se enquadrar como MEI, nem optar pelo simples nacional;

Trabalhando de forma autonoma deveria ocorrer a retenção de 11% de INSS sobre o serviço prestado a titulo de contribuição sua para a previdência social; E A empresa arcar com mais 20% sobre a nota referente a parte de contribuição patronal;

Voces não consiguirão manter esta situação por muito tempo, pois tanto as empresas vao ser obrigadas a ter nota do servico prestado por voces, quanto voces nao vao mais poder emitir notas fiscais avulsas de servicos prestados (a prefeitura de Brusque não emite mais esse tipo de nota para profissional autonomo);

Sugiro se prepararem para uma regularizacao (constituir empresa) em breve;

Abraços

Att

Eduardo De Limas
Moderador

Eduardo de Limas

Moderador , Contador(a)
há 13 anos Segunda-Feira | 21 maio 2012 | 16:53

Lukobr;

Voce presta um servico a minha empresa;

Desenvolvimento de website;

Valor do seu serviço : R$ 1.000,00
INSS 11% retido : (R$ 110,00)

Valor a receber : R$ 890,00

Voce teria que recolher o ISS conf. prefeitura, varia o percentual.. 3% por exemplo:
Valor do seu serviço : R$ 1.000,00
ISS 03% : (R$ 30,00)

Sobraria liquido para voce: R$ 890,00 - R$ 30,00 = R$ 860,00

INSS 11%: R$ 110,00 sua base para contribuição previdenciaria;

A empresa ainda tera o custo da parte patronal (20% sobre o valor do serviço prestado) R$ 200,00;

Abraços

Att

Gabriel

Gabriel

há 13 anos Segunda-Feira | 21 maio 2012 | 16:56

Entendi!

Mas os 11% retidos vão para onde?

E, como farei quanto ao meu irmão? Ele deve fazer o mesmo, emite a nota para mim, desconta 11% e 3% do ISS, e eu pago 20% sobre o valor, é isso?

Eduardo De Limas
Moderador

Eduardo de Limas

Moderador , Contador(a)
há 13 anos Segunda-Feira | 21 maio 2012 | 17:04

Lukobr;

Os 11% a empresa retem, e repasa para o INSS (é sua contribuição para a previdencia social)

Se voce e seu irmao sao pesoas fisicas, nao existe retencao de INSS entre pessoas fisicas;

O correto seria seu irmao emitir a nf para a empresa contratada tambem; Ou voce abrir um CEI e registrar seu irmao como funcionario;

O ISS 3% que passei é da prefeitura da minha cidade, voce tem que verificar o valor conforme a sua localidade;

Conforme citei anteriormente, nesta situacao, recomento constituir empresa;

Abraços

Att

Gabriel

Gabriel

há 13 anos Segunda-Feira | 21 maio 2012 | 17:11

Sim, aqui o valor referente ao desenvolvimento de sites é 4%.

Uma última dúvida, há algum lugar onde eu possa calcular qual o melhor modo de trabalhar? Autônomo ou PJ?

Obrigado!

Visitante não registrado

há 12 anos Quarta-Feira | 7 novembro 2012 | 10:35

Olá pessoal,

Precisarei emitir nota como prestador de serviços (projeto) para uma empresa.
Qual a melhor maneira de fazer isso? Lembrando que este trabalho é bem esporádico.
Tenho que me cadastrar na prefeitura? Ou é mais em conta registrar firma como empreendedor individual?
Estou em São Leopoldo - RS, agradeço se alguém puder me ajudar.

Obrigada
Sonnya

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade