x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 10

acessos 1.351

Gabriel

Gabriel

Bronze DIVISÃO 4 , Programador(a)
há 13 anos Segunda-Feira | 21 maio 2012 | 16:02

Olá,
trabalho como autônomo, emito nota fiscal avulsa, no valor de 4% sobre o projeto, e mais nada. Está correto isso? Não deveria haver recolhimento referente ao INSS?

E, agora, comecei a trabalhar em parceria com meu irmão, ambos autônomos. Eu fecho o projeto com uma empresa, desenvolvo, e contrato ele também como autônomo para fazer a parte gráfica. Ele deve emitir a nota fiscal para mim? como?

Poderemos ficar trabalhando como autônomo indeterminadamente?
O recolhimento do imposto de renda ocorre sobre o projeto, ou quando for fazer a declaração anual?

Obrigado!

Eduardo De Limas
Moderador

Eduardo de Limas

Moderador , Contador(a)
há 13 anos Segunda-Feira | 21 maio 2012 | 16:34

Lukobr;

Exato, não pode se enquadrar como MEI, nem optar pelo simples nacional;

Trabalhando de forma autonoma deveria ocorrer a retenção de 11% de INSS sobre o serviço prestado a titulo de contribuição sua para a previdência social; E A empresa arcar com mais 20% sobre a nota referente a parte de contribuição patronal;

Voces não consiguirão manter esta situação por muito tempo, pois tanto as empresas vao ser obrigadas a ter nota do servico prestado por voces, quanto voces nao vao mais poder emitir notas fiscais avulsas de servicos prestados (a prefeitura de Brusque não emite mais esse tipo de nota para profissional autonomo);

Sugiro se prepararem para uma regularizacao (constituir empresa) em breve;

Abraços

Att

Eduardo De Limas
Moderador

Eduardo de Limas

Moderador , Contador(a)
há 13 anos Segunda-Feira | 21 maio 2012 | 16:53

Lukobr;

Voce presta um servico a minha empresa;

Desenvolvimento de website;

Valor do seu serviço : R$ 1.000,00
INSS 11% retido : (R$ 110,00)

Valor a receber : R$ 890,00

Voce teria que recolher o ISS conf. prefeitura, varia o percentual.. 3% por exemplo: