x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 12

acessos 72.990

SD / CD - Seguro desemprego

Cicero Daneres Berneira

Cicero Daneres Berneira

Prata DIVISÃO 1 , Técnico Contabilidade
há 12 anos Quinta-Feira | 21 junho 2012 | 15:29

Senhores, boa tarde. Estou fazendo pela primeira vez um rescisão.

Em relação ao Seguro desemprego do colaborador, qual o procedimento?

Já preenchi as CD (Comunicação de dispensa) e a SD (Requerimento Seguro desemprego).

Devo encaminhar para algum órgão? Mandar alguma declaração? Ou só preencher e entregar pro trabalhador?

E quanto ao domicílio bancário. Onde encontro a lista de bancos conveniados?

Muito obrigado.

Visitante não registrado

há 12 anos Quinta-Feira | 21 junho 2012 | 15:33

Cícero, o Seguro-Desemprego você entrega ao funcionário, ficando com a parte de baixo da via marron, assinado, para comprovar que entregou a ele. Geralmente o banco é a caixa federal, banco nº 104 e agência tem que ver a da sua cidade.

PAULA CRISTINA Feitosa NUNES

Paula Cristina Feitosa Nunes

Prata DIVISÃO 2 , Agente Recursos Humanos
há 12 anos Quinta-Feira | 21 junho 2012 | 15:44

cicero
as guias de seguro desemprego esta preenchido corretamente, eu não preencho os dados bancários pois pode acontecer dele mudar de cidade no período de seguro desemprego. Voce deve ficar com uma via da rescisão, aviso previo, assinada pelo funcionário e o canhoto da via marrom do seguro desemprego, além disso voce deve solicitar ao funcionário fazer o exame demissional para que fique certificado que ele esta saindo sem lesão da empresa e para que fique arquivado na empresa.Após gerar a chave de movimentação do funcionário voce deve orientar ao trabalhador, o procedimento correto de solicitação de seguro desemprego, geralmente, o colaborador se dirige a uma agencia da caixa para dar entrada no saque do fgts e os 40%, depois ele vai a uma agencia do MTE e solicita o seguro desemprego.

espero ter ajudado

O conhecimento é a maior riqueza do ser humano.
Rodrigo Pagliari

Rodrigo Pagliari

Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 18 julho 2012 | 08:41

Bom Dia

Também tenho uma dúvida quanto ao SD/CD, existe um formulário desses documentos ou tenho que preencher na internet ou baixar algum programa para preencher o mesmo??

Obrigado.

Danielle Alvarenga

Danielle Alvarenga

Ouro DIVISÃO 1 , Analista Pessoal
há 12 anos Quarta-Feira | 18 julho 2012 | 08:43

Bom dia, existem sim estes formulários em papelarias, vendidos em blocos e contínuos.

"Agir corretamente quando está sendo observado é uma coisa;
A ética, porém, está em agir corretamente quando ninguém está observando."
Danielle Alvarenga

Danielle Alvarenga

há 12 anos Quarta-Feira | 18 julho 2012 | 08:45

Quanto ao preenchimento.... seu programa de Folha preenche.Pelo menos, aqui no escritório é assim que faço.

Visitante não registrado

há 12 anos Quarta-Feira | 18 julho 2012 | 08:58

"Obrigatoriamente" seu sistema tem que preencher. Digo "obrigatoriamente" pq no mundo atual, com toda modernidade, não podemos mais ficar preenchendo SD à máquina, ou manual. O que pode mudar é o layout, dependendo da gráfica, alguns ficarem fora dos quadrinhos. Mas daí teu programador tem que ajustá-los, se for o caso. E atentar que em alguns municípios já se pode enviar pelo internet.

Rodrigo Pagliari

Rodrigo Pagliari

Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 18 julho 2012 | 09:50

Beleza, meu sistema tem sim a opção de imprmir a SD, só tenho que comprar o formulário agora.

Mas tenho outra dúvida, a CD é outro formulário??? ou seja, tenho que preencher esses dois (CD e SD) e entregar os mesmos para o funcionário afastado da empresa??

Danielle Alvarenga

Danielle Alvarenga

há 12 anos Quarta-Feira | 18 julho 2012 | 09:55

Não é um formulário só. Ele vem em duas vias, sendo a 1ª( SD - Requerimento de Seguro Desemprego ) e a 2ª(CD - Comunicado de Dispensa).

Ronaldo Rodrigues

Ronaldo Rodrigues

Prata DIVISÃO 2 , Técnico Contabilidade
há 12 anos Quarta-Feira | 18 julho 2012 | 09:59

Rodrigo,
Bom dia!

Na verdade é assim: O formulário é um jogo em duas vias, sendo a primeira o REQUERIMENTO DE SEGURO DESEMPREGO - SD e o segundo COMINICAÇÃO DE DESPENSA e nesta segunda folha, se encontra a parte picotada que fica com o empregador como protocolo de entrega do SD/CD. Ok!

Ronaldo Rodrigues
Gestor Contadores Associados

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade