x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 12

acessos 2.133

Demissão de Gestante

RENATA MELLO

Renata Mello

Iniciante DIVISÃO 2 , Esteticista
há 13 anos Quarta-Feira | 15 agosto 2012 | 17:04

Trabalho em uma empresa desde 12/03/2012 e em Maio/2012 engravidei, comunicando à empresa em 02/06/2012. Tudo correu bem e a novidade foi bem aceita, porém no começo de Julho, a proprietária da empresa me chamou e disse que eu seria demitida e que ela me pagaria toda a minha indenização, porém eu deveria aguardar até começo de Agosto para que isso ocorresse. Eu aceitei pois o meu trabalho é muito desgastante fisicamente, fico muito tempo de pé, subindo e descendo escada, enfim...acreditei que seria melhor para mim e para ela também. Para minha surpresa, no início de Agosto ela me chamou denovo e "sugeriu" que eu pedisse demissão. Além disso me entregou minha carteira de trabalho (que por sinal estava com ela desde final de Abril e ainda não havia sido devolvida) e quando fui verificar o registro, vi que me registraram com a data de 01/06/2012 ou seja, 3 meses depois que eu havia começado a trabalhar lá. Dessa forma se me demitissem eu não teria direito a estabilidade pois estaria na experiência. Sendo assim, trabalhei 3 meses sem registro nessa empresa. Eu comuniquei que consultaria um advogado pois não iria pedir demissão. Alguns dias depois ela me chamou denovo e com medo de ser processada, voltou atras e decidiu não me demitir mais.
Assim sendo, estou trabalhando 8 hrs por dia de pé, fazendo muito esforço e me prejudicando, prova disso é que no momento estou afastada devido a inflamação no ciático. Se eu pedir demissão, posso conseguir uma indenização pelos 3 meses trabalhados sem registro? Poderia dar entrada no Salário Maternidade pelo governo, enfim, não quero perder totalmente meus direitos, mas não posso trabalhar num local que esteja prejudicando minha saúde e do meu bebê. Detalhe, o local é uma clinica de estetica, não existe outro cargo que eu possa ocupar pois sou esteticista.
Agradeço pela ajuda!

Vania Zanirato
Moderador

Vania Zanirato

Moderador , Encarregado(a) Pessoal
há 13 anos Quinta-Feira | 16 agosto 2012 | 12:27

Renata

Caso procure seu direitos poderá sim pedir o registro retroativo.
Se você pedir demissão estará abrindo mão dos seus direitos inclusive a sua estabilidade.

Att

Vânia Zaniratto

"Respeite as Regras do Fórum"

Visitante não registrado

há 13 anos Quinta-Feira | 16 agosto 2012 | 14:53

Por isso que tem empresas que vivem com reclamatórias trabalhistas.

Bianca  Pereira

Bianca Pereira

Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 13 anos Quinta-Feira | 16 agosto 2012 | 16:31

Tenho uma outra situação, completamente diferente desta mas que se refere ao mesmo tema, e gostaria de pedir a ajuda de vocês;

Temos uma funcionária, que está grávida, de 5 meses. No começo de sua gestação a empregada estava tão boazinha, que ainda em contratro de experiência, a empresa decidiu ajuda-la e manteve ela no emprego. Terminado o periodo de experiência, a funcionária mudou completamente, e começou a discutir como colegas de trabalho, discutir com os diretores, a não aceitar a fazer o serviço, a fazer o serviço de forma errada de proposito (pois antes ela fazia certo), está usando de meios da empresa de consulta, para beneficios própios,nós estamos mandando advertências para ela e ela se recusa a assinar, cada dia aparece com um atestado diferente, de todos os tipos e de varios lugares como dentistas (um diferente do outro) de advogados, de médicos cada dia um hospital diferente. E assim nós estamos desesperados pois ela está desmotivando todas as outras funcionárias. O que nós podemos fazer legalmente? Eu poderia juntar os atestados dos ultimos 60 dias e colocar ela como auxilio doença? Poderia dar uma suspensão de alguns dias?

Obrigada pela Atenção, e desculpe pelo tamanho da mensagem!

Atenciosamente,

Bianca Pereira.

"O Senhor é meu Pastor, nada me faltará"
SUZZETH ALVES

Suzzeth Alves

Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 13 anos Quinta-Feira | 16 agosto 2012 | 16:46

Quando ela se recusar a assinar as advertências você deve pedir para que testemunhas assinem para ter documentanto que ela se recusou, pois essas advertências podem gerar uma demissão por justa causa. A lei disciplina que “fica vedada a dispensa arbitrária ou sem justa causa da empregada gestante desde a confirmação da gravidez até 5 meses após o parto”.

Espero ter ajudado, Bianca.

Bianca  Pereira

Bianca Pereira

há 13 anos Quinta-Feira | 16 agosto 2012 | 17:15

Obrigada!

Mas o que poderia causar essa " Justa Causa " legalmente?
Acredido que somente com as advertência não será possivel. Pelo abuso de atestados médicos poderia?

Grata.

Atenciosamente,

Bianca Pereira.

Bianca  Pereira

Bianca Pereira

há 13 anos Quinta-Feira | 16 agosto 2012 | 17:19

Desculpa, fui infeliz na resposta.

O que eu tentei dizer é que, o que a empresa pode fazer legalmente, para que isso não se repita, ou para que a funcionária pare de tomar essas atitudes.

Desculpe pela resposta anterior.

Grata

Bianca Pereira.

Mário Gilberto Barros de Melo
Moderador

Mário Gilberto Barros de Melo

Moderador , Sócio(a) Proprietário
há 13 anos Quinta-Feira | 16 agosto 2012 | 17:32

Boa tarde Bianca,

Se comprovado, a dispensa pode ser por justa causa nos casos previstos no Artigo 482 da CLT:

No seu exemplo, as letras "b" e "e".

Art. 482 - Constituem justa causa para rescisão do contrato de trabalho pelo empregador:

a) ato de improbidade;

b) incontinência de conduta ou mau procedimento;

c) negociação habitual por conta própria ou alheia sem permissão do empregador, e quando constituir ato de concorrência à empresa para a qual trabalha o empregado, ou for prejudicial ao serviço;

d) condenação criminal do empregado, passada em julgado, caso não tenha havido suspensão da execução da pena;

e) desídia no desempenho das respectivas funções;

f) embriaguez habitual ou em serviço;

g) violação de segredo da empresa;

h) ato de indisciplina ou de insubordinação;

i) abandono de emprego;

j) ato lesivo da honra ou da boa fama praticado no serviço contra qualquer pessoa, ou ofensas físicas, nas mesmas condições, salvo em caso de legítima defesa, própria ou de outrem;

k) ato lesivo da honra ou da boa fama ou ofensas físicas praticadas contra o empregador e superiores hierárquicos, salvo em caso de legítima defesa, própria ou de outrem;

l) prática constante de jogos de azar.

Parágrafo único - Constitui igualmente justa causa para dispensa de empregado a prática, devidamente comprovada em inquérito administrativo, de atos atentatórios à segurança nacional. (Incluído pelo Decreto-lei nº 3, de 27.1.1966)

"O conhecimento é a única riqueza que quando é dividida, automaticamente se multiplica"
Bianca  Pereira

Bianca Pereira

há 13 anos Sexta-Feira | 17 agosto 2012 | 10:21

Sr. Mario Gilberto Barros de Melo, muito obrigada pelas informações!

A empresa tem medo da justiça não aceitar, por ela estar grávida, e ela ter que indenizar a funcionária e ai causar mais algum transtorno a empresa, que não pode gastar agora com indenização de funcionários desse tipo.Vou tentar ver se o 'novo auxilo-doença' dá esse direito também as gestantes.

Muito Obrigada pela Atenção.

Atenciosamente

Bianca Pereira.

RENATA MELLO

Renata Mello

Iniciante DIVISÃO 2 , Esteticista
há 13 anos Sexta-Feira | 17 agosto 2012 | 14:40

Cara Bianca, você poderia por gentileza, criar outro tópico para a sua questão? É que todas as respostas que são dadas para a sua questão estão chegando no meu e mail!!!

Muito Obrigada!

Bianca  Pereira

Bianca Pereira

há 13 anos Sexta-Feira | 17 agosto 2012 | 15:07

Renata Mello,

Minha pergunta já foi respondida, não há necessidade de continuar em outra sala.

Desculpa pelo incomôdo.

Grata.

Atenciosamente,

Bianca Pereira.

Vania Zanirato
Moderador

Vania Zanirato

Moderador , Encarregado(a) Pessoal
há 13 anos Sexta-Feira | 17 agosto 2012 | 17:02

Boa tarde Sra. Renata

Quando é criado um tópico no forum e outros usuários respondem seu questinamento ou até fazem novas perguntas, como é o caso da nossa colega Bianca Giacomazzi, automaticamente todas as respostas serão comunicadas via e-mail, a não ser que você selecione ao final da página se deseja ou não "Receber aviso por e-mail quando esta mensagem for respondida".

Não faz sentido a criação de um novo tópico, uma vez que as regras são claras: "Antes de criar um Novo Tópico, faça uma busca pelo Fórum no campo Pesquisa".

A Bianca por sua vez seguiu corretamente as regras!

Att,

Vânia Zaniratto

"Respeite as Regras do Fórum"
Enquete da semana Contabeis

Qual tema mais está travando sua rotina contábil hoje?

Clique para votar

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

1999 - 2026 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade · Preferências de cookies