x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 7

acessos 27.992

Lucas Caravita Da Conceição

Lucas Caravita da Conceição

Iniciante DIVISÃO 4 , Não Informado
há 12 anos Domingo | 26 agosto 2012 | 15:30

Bom Dia!

Fui demitido sem justa causa de uma empresa dia 08/08/2012, rebebi a rescisção no dia seguinte e a homologação so foi feita dia 15/08/2012.
So que a multa de 40% do fgts so foi depositada no dia da homologação.
Então fui na CEF sacar meu fgts com a multa e dar entrega no seguro desemprego, so que chegando la a atendente falou que os 40% da multa na estava na conta ainda, mas ela falou que poderia sacar so o fgts e depois que caise na conta os 40% eu poderia saca-lo so ke eu ia prescisar de outra chave, pois a chave que eu estava so era referente a dinheiro que ja estava na conta. Entao liguei para minha ex-patroa, e ela disse que eu podia sacar so o fgts e que iria fazer outra chave pra mim sacar a multa, entaum fui la e fiz isso.
So que hoje ja é dia 26/08/2012, e ate agora ela nao me liberou outra chave!!!
Minha duvida é a seguinte, tem prazo para ela me liberar essa chave?
Existe alguma multa se esse prazo estiver vencido? E o que devo fazer se tiver vencido?

jaqueline pavao monteiro de aquino

Jaqueline Pavao Monteiro de Aquino

Prata DIVISÃO 2 , Analista Recursos Humanos
há 12 anos Domingo | 26 agosto 2012 | 17:51

independente de ter outra chave ou nao, ja tentou pegar a multa depois disso, é que normalmente a chave vale por 15,20 dias,se o valor da multa for até 1.000,00, vc pode pegar com o cartao cidadao, mas se realmente precisar de outra chave somente a empresa podera lhe fornecer, om relacao a prazo, creio que a empresa fez tudo certinho, até porque vc foi homologada e o principio é conferir prazos,valores e documentos, mas o problema e a burocracia da caixa em demorar 1 semana, para separar 40% para vc e 10% para o governo.
espero ter ajudado.

fabiane cipriani

Fabiane Cipriani

Bronze DIVISÃO 3 , Analista Recursos Humanos
há 12 anos Domingo | 26 agosto 2012 | 18:56

Então, a princípio está tudo certo...
Você foi demitido em 08/08, a homologação deveria ter sido feita até 18/08, dez dias após a dispensa.
Onde trabalho oriento meus ex colaboradores a agendar na CEF, uns sete dias após o pagamento da multa.
Quanto a chave, ela já deveria ter levado no dia da homologação, pois este é o documento que permite que você saque a multa.
Verifique com a CEF se foi feito o pagamento da multa rescisória, ou com a própria empresa, pois quando geramos a guia para pagamento da multa, saem duas vias, solicite a empresa, você tem esse direito.
Espero ter ajudado.

Alexander Esteves Machado

Alexander Esteves Machado

Prata DIVISÃO 4 , Gerente Recursos Humanos
há 12 anos Segunda-Feira | 27 agosto 2012 | 21:29

Lucas Caravita da Conceição, o melhor a ser feito é procurar o gerente de FGTS da sua agência e informar o ocorrido para ele e o mesmo vai lhe informar se é preciso nova chave e sendo o gerente irá liberar o sistema para ser liberada a nova chave, isso aconteceu aqui em Caratinga comigo e o meu gerente liberou a nova chave assim que fora procurado pelo empregado.

Atenciosamente,

Alexander Esteves Machado
Coordenador de RH.

Essa é a nossa missão:
"Servir com Amor e empenho, Priorizando a Vida"
Hospital Nossa Senhora Auxiliadora

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade