x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 3

acessos 1.527

INSS de Empresário e Funcionário ao mesmo tempo?

Visitante não registrado

há 12 anos Segunda-Feira | 24 setembro 2012 | 12:13

Olá,
Pessoal

Tenho uma pequena empresa de software, da qual eu pago os impostos normais, PIS, Cofins, IR.

Agora teve o novo imposto DARF 2985 INSS RECEITA.

Eu ainda não faço o recolhimento do INSS, estou planejando fazer isto no próximo mês.

Eu devo contribuir sobre 2 salários mínimos.

Porém como minha empresa é pequena, preciso de uma renda auxiliar, e consegui um emprego para trabalhar a noite, é um amigo só que ele tem uma empresa MEI.

Minha pergunta é, eu posso ser empresário (Já sou), e funcionário dessa empresa do MEI? Funciona tudo normal? como qualquer outro funcionário, todos direitos que um funcionário normal? FGTS, Seguro desemprego, 13 salario, férias??

Digamos então que possar fazer isto, recolher com dois salários minimo como empresário, é sobre um salário minimo como funcionário (MEI) , não ultrapassaria teto ?

Ou eu aposto somente por uma fonte de renda? OU só empresário ou só do MEI?

Desculpe a pergunta mas meu contador não soube me responder.

Att,
John

Eduardo De Limas
Moderador

Eduardo de Limas

Moderador , Contador(a)
há 12 anos Terça-Feira | 25 setembro 2012 | 00:52

John Boa Noite;

O Teto para recolhimento de INSS para previdência social é de R$ 3.916,20, conforme Portaria interministerial mps/mf nº 02, de 06 de janeiro de 2012 [ clique para acessar ];

No caso citado pelo Sr. o valor que o Sr. ira receber sera de 3x R$ 622,00 (02 salários mínimos e 01 salário minimo como empregado), tendo então a base de recolhimento para fins previdenciários de R$ 1.866,00 (abaixo do teto);

Você pode ter sua renda como pro-laborista (sócio de empresa) e como empregado (mesmo sendo empregado de MEI) sem problemas;

Abraços

Att

Visitante não registrado

há 12 anos Terça-Feira | 25 setembro 2012 | 07:37

Eduardo de Limas, agradeço imensamente sua resposta. Veio na hora, certa, meu colega me cobrou nesse domingo novamente.

Vou fechar com ele hoje mesmo. Muito obrigado.

Abraços,
John

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade