x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 5

acessos 2.720

Horas extras x Diarias

Franciele Rodrigues

Franciele Rodrigues

Prata DIVISÃO 1 , Coordenador(a) Recursos Humanos
há 12 anos Quinta-Feira | 11 outubro 2012 | 17:59

Boa tarde!

Estamos notando fragilidade quanto às informações de horas-extras de alguns de nossos funcionários que possuem atuação externa(viagens).
É ocaso, por exemplo, dos classificadores de grãos, que fazem o controle de sua jornada de forma totalmente manual.
Pergunto:
Podemos substituir o pagamento de horas-extras pelo pagamento de diárias( valor fixo) para os dias em que os colaboradores realizarem atividades externas(viagens)?

Victor Leonardo

Victor Leonardo

Prata DIVISÃO 5 , Assistente Depto. Pessoal
há 12 anos Quinta-Feira | 11 outubro 2012 | 18:04

Franciele, como o funcionário é registrado? É mensalista? Se for, continue pagando as horas extras e coloquem a devida supervisão para não haver erros na anotação da jornada.

Até mais.

Pois não?
Victor Leonardo

Victor Leonardo

Prata DIVISÃO 5 , Assistente Depto. Pessoal
há 12 anos Quinta-Feira | 11 outubro 2012 | 18:16

Franciele, se ele é mensalista vocês não podem pagar diárias, visto que esse proceder pode configurar um adicional no salário base. Ou seja, é como se vocês estivessem pagando uma gratificação regularmente. E isso pode se virar contra a empresa futuramente, num processo trabalhista, pelas incidências relacionadas.

Pois não?
Franciele Rodrigues

Franciele Rodrigues

Prata DIVISÃO 1 , Coordenador(a) Recursos Humanos
há 12 anos Quinta-Feira | 11 outubro 2012 | 18:25

Sim é esta a ideia, seria lançado na folha como Gratificação de viagens , será que assim não pode? Diarias seria só a forma de apuração, mais é uma gratificação, assim evitaria o colaborador inventar horas e expor a empresa com altos indices e horas extras.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade