x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 6

acessos 3.125

Seguro Desemprego

Henrique Komoto

Henrique Komoto

Iniciante DIVISÃO 3 , Não Informado
há 12 anos Segunda-Feira | 15 outubro 2012 | 13:43

Olá pessoal, fui demitido SEM JUSTA CAUSA recentemente, e recebi somente o Termo de Rescisão de Contrato de Trabalho(TRCT) e o Guia de Recolhimento Rescisório do FGTS e da Contribuição Social (GRFC), e dando uma pesquisa nos documentos necessários para dar entrada no seguro desemprego, notei que faltam o Comunicado de Dispensa (CD) e Requerimento do Seguro Desemprego (RSD), pois bem, fui ate empresa aonde trabalhava solicita-los, e ao solicitar para a secretária, ela me informou que esses formulários me seria fornecido no sindicato, aonde darei entrada no seguro desemprego, isso procede?Pois pelo que pesquisei a empresa que me deveria fornecer esses formulários.

Fabio Roberto Ferreira de Noronha

Fabio Roberto Ferreira de Noronha

Ouro DIVISÃO 1 , Assistente Depto. Pessoal
há 12 anos Segunda-Feira | 15 outubro 2012 | 13:54

Ola amigo tudo bem contigo?
Já houve a sua homologação?Se ainda não, então não se preocupe que sera lhe entregue tudo na homologação, mais vale ressaltar que quem emite esta guia é a empresa, o sindicato só faz a parte de conferencia burocrática mais nada.

Henrique Komoto

Henrique Komoto

Iniciante DIVISÃO 3 , Não Informado
há 12 anos Segunda-Feira | 15 outubro 2012 | 14:05

então cara a empresa não me forneceu esses formulários preenchidos, e nem fiz a homologação pois trabalhei somente 7 meses, a secretária me disse para ir la no sindicato para dar entrada no meu seguro desemprego e pedir esses formulários lá. Estou achando muito estranho isso, esses formulários é obrigação do empregador me fornecer neh? Caso ele negue posso processa-lo?

Joao Paulo de Oliveira

Joao Paulo de Oliveira

Prata DIVISÃO 1 , Analista Contabilidade
há 12 anos Segunda-Feira | 15 outubro 2012 | 14:45

Henrique,

Se não me falha a memória, vc tem 10 dias corridos para receber todos os seus direitos, referente a rescisao. Para receber, é necessário ter a homologação. Se não foi feita a homologação, vc precisa assinar a rescisão dentro da própria empresa.
Passado os 10 dias e ainda não tiver recebido, vc tem o direito de mais 1 salario, como multa por atraso.

Para dar entrada no seguro, é necessário receber todo o FGTS.

Recebendo o FGTS, vc precisa apresentar a guia do seguro, a rescisão e mais o comprovante de saque do FGTS.

Leon Miquelan Fonseca

Leon Miquelan Fonseca

Iniciante DIVISÃO 4 , Encarregado(a) Pessoal
há 12 anos Segunda-Feira | 15 outubro 2012 | 15:22

Henrique, Como disse o João Paulo, vc precisa primeiramente sacar o FGTS e a multa de 40%, só depois vc dá a entrada no seguro desemprego, a funcionária da empresa que vc trabalhava pode ter se confundido ao falar que o sindicato lhe fornece-rá a ficha do seguro, até pq precisa do carimbo e assinatura do responsável legal ou preposto da empresa.

Eduardo De Limas
Moderador

Eduardo de Limas

Moderador , Contador(a)
há 12 anos Terça-Feira | 16 outubro 2012 | 21:06

Boa Noite a Todos;

Conforme normatizado em reunião interna entre administrador, moderadores e consultores especiais do Portal Contábeis, tópicos com características de assuntos "particulares" (duvidas de funcionários) como prévia ou conferencia de rescisão, horário de trabalho correto, conferencia de folha de pagamento e cálculos diversos, entre outros com finalidade unica de resolução de assunto particular, serão trancados.

O fórum contábeis é publico, porem nosso principal foco é troca de informações entre profissionais que trabalham diretamente ligados a areá contábil.

Para estes assuntos de natureza particular conforme citados acima recomendamos procurar auxilio do sindicato da categoria para pleitear ou esclarecer direitos, o sindicato fornece auxílio jurídico (em sua maioria), caso o sindicato não resolva seu problema, então você pode ainda recorrer ao MTE ou a um advogado trabalhista;

O Fórum contábeis não estimula de forma direta ou indireta lides na relação de trabalho.

Em nosso acervo de tópicos há inúmeros assuntos trabalhistas esclarecidos, este espaço é público e livre para pesquisa.

Solicito aos usuários que se depararem com tópicos neste sentido que não respondam os mesmos e informem como infração, para que a moderação tome as devidas providencias.

Agradeço a compreensão de todos.

Abraços

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade