Inscreva-se CONBCON 2025
x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 4

acessos 1.528

lais costa

Lais Costa

Iniciante DIVISÃO 2 , Assistente Recursos Humanos
há 12 anos Segunda-Feira | 29 outubro 2012 | 13:39

Boa tarde galera,

Hoje fui questionada por um novo colaborador com a seguinte duvida:
Ele trabalhava em uma empresa durante tre anos,pediu demissão exatamente hoje,para ser admitido na organização pela qual faço parte.No ato da entrega da autorização de exmes admissionais, ele me perguntou se ele pode sacar esse fgts depois de 3 anos, expliquei que não, depois ele me questionou se a empresa na qual ele se encontra hoje demitisse ele, se o mesmo poderia sacar o fgts retido,eo fgts atual e como funcionava essa questão de conta inativa, cada empresa que ele trabalha e uma nova conta???...não soube responder me ajudem por favor! sou nova no setor e presciso mostrar um pouco de conhecimento...obrigado

Antonio Ricarte

Antonio Ricarte

Bronze DIVISÃO 5 , Não Informado
há 12 anos Segunda-Feira | 29 outubro 2012 | 13:52

Oi Lais,

Ele poderia sacar este valor se houvesse inatividade na conta durante 3 anos, caso contrário não. Caso ele fosse mandado embora da empresa antiga, poderia sacar o FGTS sim.

Att,

Antonio Ricarte.

José Edipoan Ribeiro

José Edipoan Ribeiro

Prata DIVISÃO 4 , Auxiliar Depto. Pessoal
há 12 anos Segunda-Feira | 29 outubro 2012 | 14:51

Concordando com o Antonio Ricarte, quando a baixa é feita como pedido de demissão a conta fica retida, e quando é registrado em outra empresa é criada uma nova conta de fgts, para diferenciar uma da outra.

Imagine uma nova história para sua vida e acredite nela. (Paulo Coelho)
Kátia França

Kátia França

Bronze DIVISÃO 2 , Assistente Depto. Pessoal
há 12 anos Segunda-Feira | 29 outubro 2012 | 16:01

Boa tarde

Discordo do nosso colega Jose
O funcionario pode sacar o FGTS caso a conta fique inativa por 3 anos, esta conta, independente da empresa, continua a mesma, o que diferencia é o vinculo empregaticio.
Neste caso ele podera sacar este valor "retido" caso fique tres anos sem registro algum..

Espero ter ajudado.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade