Anya Santos
Ouro DIVISÃO 4 , Encarregado(a) PessoalBoa noite Erika
O empregado na folha de pagamento de fevereiro receberá um dia totalizando 15 e encaminhado ao INSS a partir 16ºdia
respostas 89
acessos 93.596
Anya Santos
O empregado na folha de pagamento de fevereiro receberá um dia totalizando 15 e encaminhado ao INSS a partir 16ºdia
Olga de Holanda Siqueira
Ouro DIVISÃO 2 , Coordenador(a) Recursos HumanosSe a empresa já pagou os 15 primeiros dias, não tem que pagar novamente. Na contagem desde o dia 19/01/13, 15 dias termina no dia 02/02/13. Portanto receberá do mês de fevereiro 2 dias de salário.
Kennya Eduardo
Consultor Especial , Não InformadoCreio que seu sistema não entendeu (ou quem inseriu nele as informações pode ter feito algo errado) que os 1ºs 14 dias de licença já foram abonados e agora com o novo atestado, mais 1 dia, somando asism os 15 dias que são por conta do emrpegador.
Só destaco que o novo atestado assinado no dia 01/Fev afastando por 14 dias, inclui esse dia 01/Fev nos 14 dias de afastamento, o médico não pode emitir atestado com validade futura, tem de contar com a data em que ele está sendo emitido, assim INSS considerará. Exceto se tratasse de algum procedimento médico que iria requerer do trabalhador o afastamento do trabalho a partir da execução do dito procedimento, como extração de dente, verruga, ou outra intervenção mesmo que realizada em consultório, como tmb procedimento cirurgico hospitalar, claro.
Erika de Sa
Prata DIVISÃO 2 , Não InformadoBoa noite,
Anya,Olga e Kennya mais uma vez um milhão de obrigada, vcs me deram uma alegria tão grande agora q vcs nem imaginam.Era assim mesmo que tava fazendo qd o sistema gerou e eu vi aquele valor pirei .Q Deus ilumine vcs mais uma vez vcs meus mestres.Bjs
Erika de Sa
Mais uma duvida na GFIP da comp jan/13 nao informei que o funcionatio do dia 19/01 a 31/01 estava de atestado ,foi informado normal,tenho que enviar uma retificadora com o codigo P3 (afastamento temporario por motivo inferior a 15 ou menos dias)e na GFIP comp 02/13 informo com P1?
Anya Santos
correto é a empresa reenviar a Gfip/sefip Competência janeiro de 2013 código P3 (Afastamento temporário por motivo de doença, por período igual ou inferior a 15 dias)
p1(Afastamento temporário por motivo de doença, por período superior a 15 dias;)em fevereiro
Carmem Angela
Iniciante DIVISÃO 3 , Auxiliar AdministrativoKennya , bom dia !
Trabalho em uma empresa ha 9 meses,entrei dia 1 de junho /12, fiz uma cirurgia de cancer de mama dia 3 jan,qdo fui periciada para o auxilio doença, minhas contribuiçoes datavam de 08 jan,data posterior ao afastamento e foi indeferido, entrei com recurso e a empresa mandou o gefip e sefip da empresa dos meses 07 a 12/2012, que comprovantes mais eu preciso da empresa pra comprovar as contrubuiçoes do inss?Se for por erro da empresa e eu não receber o auxilio,oque posso fazer? obrigada Carmem Angela
Elicio Rocha de Assis
Bronze DIVISÃO 3 , Auxiliar ContabilidadeKennya Eduardo
Consultor Especial , Não InformadoElcio, o FGTS não é devido durante o auxílio doença, somente durante o auxílio acidente.
Carmen, busque seu Sindicato e exponha seu problema, eles estão habilitados a lhe ajudar.
Erika de Sa
Anya,Olga e Kennya deu certo o afastamento pela previdencia do funcionario mais uma vez obrigada pela ajuda.
Erika
Letícia Soares da Costa
Bronze DIVISÃO 5 , Assistente Depto. Pessoalquando o funcionario é afastado por auxilio doença, quem efetua o pagamento do mesmo?
a empresa ou o inss?
como funciona? pois gera o holerite normal.
Kennya Eduardo
Consultor Especial , Não InformadoSe ele está em benefício previdenciário, será o INSS quem irá pagar o benefício. Ele não receberá salário pois não está trabalhando, o afastamento por licença médica apenas abona as ausências justificadas pelo atestado.
Fernanda Vera Padoin
Prata DIVISÃO 1 , Gerente PessoalOLá Letícia, boa tarde.
A empresa paga somente os 15 primeiros dias do afastamento, após o 16º dia fica a cargo do INSS.
Kelli Alves da Silva
Bronze DIVISÃO 5 , Contador(a)Boa tarde!
Li alguns textos mas não tive certeza e se alguém puder me ajudar agradeço muito:
- O empregado que estava recebendo auxilio-doença (comum) tem direito ao 13º salario do período em que ficou afastado? Nesse caso ele ficou afastado 9 meses. Sei que no caso de férias, para o afastamento superior a 6 meses, começa um novo periodo aquisitivo, mas e no 13º salario, vou contar esses 9 meses?
- O 13º será pago na rescisão.
Obrigada.
Anya Santos
Ouro DIVISÃO 4 , Encarregado(a) PessoalBoa tarde Kelli
A empresa efetua o pagamento do 13º salário correspondente ao período de trabalho anterior ao afastamento (inclusive os primeiros quinze dias pago pela empresa) A partir do 16º dia do afastamento o 13º salário é pago pela Previdência Social
Espero ter ajudado
Kelli Alves da Silva
Bronze DIVISÃO 5 , Contador(a)Bom dia, Anya!
Ajudou sim, obrigada!
Tenha um dia abençoado!
Thais Destro Marques Silva
Bronze DIVISÃO 3 , Contador(a)Boa tarde!
Alguém pode me ajudar? Tenho a seguinte situação de atestados:
Data Data Saída Data Ret Dias CID Descrição CID
05/03/2014 05/03/2014 05/03/2014 1 M79.6 Dor em membro
06/03/2014 06/03/2014 06/03/2014 1 M79.6 Dor em membro
07/03/2014 07/03/2014 07/03/2014 1 R29 Outros sintomas e sinais relativos aos sistemas nervoso e osteomuscular
10/03/2014 10/03/2014 10/03/2014 1 M25.5 Dor articular
11/03/2014 11/03/2014 12/03/2014 2 M79.1 Mialgia
13/03/2014 13/03/2014 14/03/2014 2 M65 Sinovite e tenossinovite
19/03/2014 19/03/2014 25/03/2014 7 M25.5 Dor articular
Totalizando 15 dias.
Se a funcionária pegar nova atestado hoje, eu posso encaminhar para o INSS, correto? Pois se trata da mesma doença e as CID estão todas relacionadas entre si.
Além de eu "avisar" a funcionária que ela deve procurar o INSS, eu (empresa) devo entregar mais algum documento para ela? Eu devo fazer algum procedimento para que ela entre em auxílio? Eu devo pegar o atestado dela que seja superior aos 15 dias? (por exemplo, o atestado que ela pegar hoje, que ficará "acima" dos 15 dias que eu pagarei em folha).
Obrigada, é a primeira vez que faço auxílio doença!
Thaís
Marcelo Soares Vieira
Prata DIVISÃO 4 , Técnico ContabilidadeNobre Colegas, boa tarde!
Estou com uma dúvida: quando ocorre um acidente de moto com o funcionário (motorista de Van) fora do dia e horário de trabalho, o afastamento é considerado acidente do trabalho ou doença.
Se for considerado doença, a empresa não recolhe nem o FGTS, nem o INSS?
Desde já agradeço pela valiosa ajuda.
Vania Zanirato
Moderador , Encarregado(a) PessoalOlá Marcelo
Doença!
Neste caso paga-se os 15 primeiros dias e após suspende o contrato.
Att,
Marcelo Soares Vieira
Prata DIVISÃO 4 , Técnico ContabilidadeOi Vania Zanirato, boa tarde!
Agradeço imensamente pela atenção e valiosa ajuda.
Um excelente e abençoado final de tarde!
Att,
Elaine V.
Bronze DIVISÃO 4 , Auxiliar Depto. PessoalMarcelo Soares Vieira
Prata DIVISÃO 4 , Técnico ContabilidadeElaine, bom dia!
Acredito que não terá necessidade de alterar nada, mantendo o código P1, o sistema faz tudo automaticamente.
Sugestão: tente gerar uma SEFIP, e depois confira.
Espero ter ajudado.
Att.
Vania Zanirato
Moderador , Encarregado(a) PessoalOlá Elaine
Pode informar na modalidade branco mesmo, seu sistema ao importar já alocará na posição correta.
Caso queira que o mês não fique m aberto no extrato, informe 0,01 para o empregado com a informação do afastamento.
Att,
Elaine V.
Bronze DIVISÃO 4 , Auxiliar Depto. PessoalObrigada, Marcelo!
Mas eu faço os lançamentos diretamente no Sefip (sem sistema de folha de pagamento), e aí tenho que informar o código P1 novamente..
Já gerei uma sefip com o empregado na modalidade branca (recolhimento ao fgts e declaração a previdencia), mas gerou o FGTS e o INSS para pagamento.
Minha dúvida é se devo transferir o empregado para outra modalidade, ou deixo nessa modalidade mesmo e não pago as guias.
Marcelo Soares Vieira
Prata DIVISÃO 4 , Técnico ContabilidadeVania Zanirato
Moderador , Encarregado(a) PessoalElaine V.
Bronze DIVISÃO 4 , Auxiliar Depto. PessoalVania Zanirato
Moderador , Encarregado(a) PessoalColoca na modalidade 1.
Att,
Marcelo Soares Vieira
Prata DIVISÃO 4 , Técnico ContabilidadeVania, bom dia!
Deu certo assim: coloquei na modalidade 1, e 0,01 Remunerações sem 13º salário.
Será isso mesmo?
Elaine V.
Bronze DIVISÃO 4 , Auxiliar Depto. PessoalTambém fiz isso, Marcelo!
Deu certo!
Obrigada, Vania!
O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.
Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies
1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade