Jose Marcos Ribeiro
Bronze DIVISÃO 3 , Coordenador(a) Contabilidderespostas 22
acessos 2.746
Jose Marcos Ribeiro
Bronze DIVISÃO 3 , Coordenador(a) ContabiliddeFelipe da Silva
Iniciante DIVISÃO 5 , Auxiliar Depto. PessoalOla Jose marcos
quando o funcionario é desligado da empresa sem justa causa dai ele tem o direito do fgts e a multa dos 40 por cento seguro desemprego e as verbas recisorias, espero ter ajudado.
Felipe da Silva
Iniciante DIVISÃO 5 , Auxiliar Depto. Pessoalcomplementando a minha resposta , se estiver algum funcionario(a)maior de 60 anos ou 65 por aposentadoria.
Vania Zanirato
Moderador , Encarregado(a) PessoalBom dia Felipe
Não compreendi o seu complemento:
José Edipoan Ribeiro
Prata DIVISÃO 4 , Auxiliar Depto. PessoalO que você quer realmente saber Jose Marcos?
Jose Marcos Ribeiro
Bronze DIVISÃO 3 , Coordenador(a) ContabiliddeObrigado a todos, quando um funcionário e mandado embora sem justa causa tem direito e quando ele pede conta não ok e quando a pessoa trabalho na empresa só dois meses tem que gerar a chave do FGTS, qual e a data para gerar a chave ?
Vania Zanirato
Moderador , Encarregado(a) PessoalJosé
A data de geração da chave será a data efetiva do desligamento do empregado.
Att,
Jose Marcos Ribeiro
Bronze DIVISÃO 3 , Coordenador(a) ContabiliddeBlz mas tem que gerar chave se o funcionario tiver com com dois meses na empresa ou pode colocar a multa direto na recisão ?
Vania Zanirato
Moderador , Encarregado(a) PessoalJosé vamos por partes...
Chave e multa são coisas distintas.
A chave deve ser gerada sempre que houver saque do FGTS.
Att,
Jose Marcos Ribeiro
Bronze DIVISÃO 3 , Coordenador(a) ContabiliddeOlha tenho um funcionário ele foi mandado embora e gostaria de saber, pois ele ficou dois meses na empresa se quando eu fizer a rescisão dele tem que gerar a chave ou não pois ele tem dois meses certo ou se eu posso colocar na rescisão dele o Valor da multa 40% e não precisa de gerar chave ?
Kennya Eduardo
Consultor Especial , Não InformadoJosé, se ele estava em experiência e esta terminou, não existe multa de 40% sobre o saldo do FGTS, mas tem a chave pois ele poderá sacar o saldo do FGTS.
Se ele estava em experiência e foi o empreegador quem antecipou o fim do contrato por "rescisão antecipada sem justa causa", cabe aqui a multa de 40% sobre o saldo do FGTS, e tmb a chave a ser gerada.
Se ele estava em experiência e foi o próprio empregado quem antecipou o fim do contrato não ocorre a multa sobre o FGTS, obviamente, e tão pouco a chave, pois o FGTS somente se saca por dispensa imotivada ou por fim de contrato a prazo determinado.
Espero ter elucidado suas dúvidas, amigo José.
Caroline Fernanda Monteiro
Prata DIVISÃO 2 , Auxiliar EscritórioJosé Marcos, você deve gerar a chave para o saque e pagar a multa pela guia GRRF, mesmo sendo apenas dois meses. Att.
Vania Zanirato
Moderador , Encarregado(a) PessoalJosé
Ele ficou 2 meses, certo?
Qual foi o motivo da dispensa?
Término de contrato de experiência?
Término Antecipado contrato de experiencia?
Rescisão sem justa causa?
A chave deve ser gerada sem que houver a dispensa.
Para saber se é devida a multa dos 40% me passe as informações acima.
Att,
Jose Marcos Ribeiro
Bronze DIVISÃO 3 , Coordenador(a) ContabiliddeObrigado a todas.
Jose Marcos Ribeiro
Bronze DIVISÃO 3 , Coordenador(a) ContabiliddeVânia, sim dois meses,rescisão sem justa causa. tem direito de receber
Vania Zanirato
Moderador , Encarregado(a) PessoalOk José
Neste caso será devida a multa dos 40% e não esqueça de gerar a chave, pois será através dela que o empregado conseguirá realizar o saque do FGTS mais a multa.
Att,
José Edipoan Ribeiro
Prata DIVISÃO 4 , Auxiliar Depto. PessoalLembrando que se ele tiver cartão cidadão ele consegue sacar no caixa eletrônico ou nas lotéricas.
Rosangela Santos Entini
Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)por favor
sem gerar a chave do fgts eu consigo sacar meu fgts pelo cartão cidadão
muito obrigada
Rosangela
Anya Santos
Ouro DIVISÃO 4 , Encarregado(a) PessoalBoa noite Rosangela
Não é necessário que a empresa libere a chave para o saque do FGTS
Espero ter ajudado
Rosangela Santos Entini
Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)Anya obrigada pela atenção
vc pode me dizer como
Grata
Rosangela
William Carvalho
Ouro DIVISÃO 3 , Contador(a)Rosangela Santos Entini, como nossa amiga Anya disse, não é possível, para sacar o FGTS o empregador terá que comunicar a movimentação do Trabalhador, com o respectivo código de saque.
Rosangela Santos Entini
Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)Desculpe tinha entendido errado
Mas dá para sacar sim....
Ir até uma agencia da caixa com uma carta da empresa explicando o motivo da falta da chave e o pessoal libera manualmente
Muito obrigada
Rosangela
Jonatas Correa
Prata DIVISÃO 2 , Analista Pessoalo funcionário só tem direito a o FGTS, quando o mesmo é mandado embora sem Justa,
onde a uma quebra do contrato de trabalho por parte do empregador,
sendo a multa 50%, onde 40% apenas vai para o funcionário e 10% a o governo.
at
O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.
Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies
1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade