x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 16

acessos 18.979

Retificar Sefip/Gfip - RPA

SIRLENE MARTINS

Sirlene Martins

Bronze DIVISÃO 3 , Assistente Depto. Pessoal
há 12 anos Quinta-Feira | 10 janeiro 2013 | 16:23

Prezados, boa tarde!

Estou a pouco tempo no dp da empresa em que trabalho, e esta semana me informaram que em 06/2012 foi realizado o pagamento de rpa referente ao um serviço autonomo, o qual não entrou na folha de pagamento e tambem não houve recolhimento de inss. A pessoa que estava anteriormente no dp não incluiu o rpa na folha, e realizou o pagamento da guia de inss. Como faço para retificar a guia e pagar o que ficou pendentes?

SIRLENE MARTINS

Sirlene Martins

há 12 anos Quinta-Feira | 10 janeiro 2013 | 17:13

Olga, os lançamento no sistema da gfip da minha empresa são feitos manualmente,(erro no processo de importar folha) ai te pergunto, para retificar a gfip tenho que criar o movimento na competencia do mes em que ficou pendente a inclusão, informar novamente os valores de remuneração de todos os funcionario, incluir o rpa, porem os demais funcionarios fica na modalidade 9, e o autonomo na modalidade branco? é isso?

Olga de Holanda Siqueira

Olga de Holanda Siqueira

Ouro DIVISÃO 2 , Coordenador(a) Recursos Humanos
há 12 anos Quinta-Feira | 10 janeiro 2013 | 17:38

Você fará da seguinte forma:
1) Na aba movimento, clique em novo;
2) Coloque a mesma competência e código de recolhimento e salve;
3) Entre na aba Cadastro, Novo trabalhador e cadastre seu autonomo;
4) Volte para a aba Movimento e Marque participação de todos (aquelas duas mãos que aparece);
5) Coloque seu autonomo na modalidade 1 e os funcionários na modalidade 9;
6) Coloque o valor do autonomo;
7) Faça uma simulação e confira os valores do INSS;
8) Para maior segurança, se possível, antes de colocar os funcionários na modalidade 9, deixe os mesmos na modalidade branco, e simule, para conferir o valor do FGTS;
9) Tudo conferido é só fechar e enviar a GFIP.

SIRLENE MARTINS

Sirlene Martins

há 12 anos Terça-Feira | 15 janeiro 2013 | 15:01

No caso terei que pagar apenas o valor que foi descontado do funcionario? Por exemplo, foram dois rpa´s

um no valor de R$393,30 e o outro no valor de R$ 2037,30, desta forma seria:
R$ 393,30 - 11% 43,30
r$ 2037,30 - 11% 237,30

total R$ 280,60 , é isso?

Heloiza fernanda da costa

Heloiza Fernanda da Costa

Bronze DIVISÃO 5 , Auxiliar Administrativo
há 11 anos Quarta-Feira | 28 agosto 2013 | 21:16

Ola! estou com o mesmo problema, tenho que retificar a gefip de julho para incluir um RPA atrasado que recebi este mês, eu queria entender uma coisa, todos falam em retificação mais ninguém diz que a chave tem que ser a mesma para não gerar duplicidade, fico insegura de fazer retificação por esse motivo, fiz duas vezes em outras situações e a chave nunca é a mesma!
Ex restaurar o bkaup anterior, coloco todos na modalidade 9 e o que vou incluir na modalidade 1 ou em branco, até ai blz, e o resto? não tenho cursos nem experiencia nessa area, apenas sigo um caderninho que a outra pessoa deixou quando pediu demissão, mais sobre retificação não tem nada, alguém poderia me ajudar? para inclui esse RPA e gerar essa taxa com multas para pagamento?

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade