x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 4

acessos 865

Contratar menor de 16 anos

Natany Prudencio

Natany Prudencio

Prata DIVISÃO 2 , Auxiliar Depto. Pessoal
há 12 anos Sexta-Feira | 11 janeiro 2013 | 09:01

Bom dia Pessoal.

Estou com uma grande duvida referente a uma empresa que quer pegar um menor de 16 anos para trabalhar na sua empresa , no caso desse menor ele não irá fazer nenhuma atividade que prejudique o seu horario de aula e não fara nenhuma atividade insalubre....

Como devo fazer com o processo de admissão, quais documentos devo providenciar .

Desde já muito obrigada

Atenciosamente
Natany Campos
Juliana Oliveira

Juliana Oliveira

Prata DIVISÃO 1 , Consultor(a) Recursos Humanos
há 12 anos Sexta-Feira | 11 janeiro 2013 | 09:54

Bom dia, menores de 16 anos somente podem ser contratados como Jovem Aprendiz, que vai da idade de 14 à 24 anos.

O mesmo deverá estar estudando e fazendo curso teórico pago pela empresa ou, caso tenha convênio com algum órgão. Não sendo nessa hipótese, não se pode admitir um menor como trabalhador.

Quando for incumbido de um trabalho mais penoso, não resmungue, não reclame, mas veja nele uma chance de desenvolver-se.
Vanessa Leite

Vanessa Leite

Prata DIVISÃO 3 , Analista Pessoal
há 12 anos Sexta-Feira | 11 janeiro 2013 | 09:58

Natany, bom dia!

Nesse caso, poderá ser contratado apenas como menor aprendiz, porém existem várias regras a serem seguidas, como por exemplo estar matriculada em um curso de Aprendizagem (são diversas áreas)

No link abaixo tem as informações:

Clique Aqui

Eu já tive uma menor aprendiz no RH, ela ficou por 1 ano e foi efetivada, foi muito bom para ela e para a empresa, e estou iniciando o processo para contratação de uma nova aprendiz.

Vanessa

"O segredo de um grande sucesso, está no trabalho de uma grande equipe"
Cinthia Bonora

Cinthia Bonora

Iniciante DIVISÃO 4 , Agente Financeiro
há 12 anos Sexta-Feira | 11 janeiro 2013 | 11:43

Bom dia,

Gostaria de saber como faço a contratação de um menor aprendiz e quais os custos que terei com ele.
Qto é pago para um menor aprendiz? Pago o GPS e FGTS dele? Posso descontar alguma coisa dele?

kennya eduardo
Consultor Especial

Kennya Eduardo

Consultor Especial , Não Informado
há 12 anos Sexta-Feira | 11 janeiro 2013 | 14:36

Cinthia, visite o site cujo link a colaboradora Vanessa gentilmente postou para auxiliar nossa amiga Natany. Com certeza vc encontrará lá as informações que procura. Poderá tmb pesquisar em nosso forum esse tema, pois é um assunto recorrente.

Abraços!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade