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FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

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Custo de um funcionário

francisco carlos de carvalho nyaradi

Francisco Carlos de Carvalho Nyaradi

Iniciante DIVISÃO 2 , Não Informado
há 12 anos Domingo | 20 janeiro 2013 | 14:38

Boa tarde, amigos do fórum contábeis, sou novo usuário e estou assombrado com a quantidade de informações boas que se encontra no fórum, mas preciso esclarecer algumas duvidas sobre quanto custa um funcionário para a empresa.
estou comprando uma empresa constituída no simples nacional anexo I, II, III no ramo de compra e venda de mercadorias.
minha duvida vem na questão quanto custa 1 funcionário por mês ?
quando digo quanto custa, quero dizer o gasto total, fgts, inss, provisão de 13º, ferias, ou seja, tudo.
então vou por aqui os dados que tenho da empresa, passados pelo proprietário.
salario base: 670,00
vale refeição: 120,00

muito obrigado

Belton

Belton

Prata DIVISÃO 5 , Contador(a)
há 12 anos Domingo | 20 janeiro 2013 | 15:54

Francisco Carlos de Carvalho Nyaradi Boa tarde

O custo para empresa enquadrada no simples nacional é bastante baixo.
segue explicação de despesas funcionarios da empresa do simples.

Salario: 670,00

Encargo da empresa: Fgts 8% R$:........53,60
Encargo da empresa: Vale Refeição R$:.......120,00
Encargo da empresa: Salario Funcionario R$:... 616,40
Total de encargos Mensal da empresa.....R$.....790,00

O salario é descontado 8% do INSS
o Fgts é encargo da empresa e nao deve ser descontado do funcionario.

o 13° salario é proporcional aos meses trabalhados.
a cada 1 mes de trabalho o funcionario ganha 1/12 avos:

Valor de 1/12 avos = 670,00/12 = 55,83

espero ter ajudado.

Álvaro da Silva Borges

Álvaro da Silva Borges

Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 12 anos Domingo | 20 janeiro 2013 | 16:07

Caro Francisco Carlos de Carvalho Nyaradi

Caso queira um valor exato sobre os gastos com um colaborador no Regime de Trributação Simples Nacional e necessario levar em conta as aliquotas de "INSS" inclusas no Simples Nacional, de acordo com o anexo que se enquadra.
E necessario avaliar os gastos com Vale Transportes.
E necessario avaliar outros gastos provenientes de CCT ou ACT.

Álvaro Borges
"Falar ou escrever complicado é próprio de quem pensa confusamente, deseja ocultar algo, inclusive ignorância, incapacidade ou má intenção."
Antônio Lopes Sá
anya santos

Anya Santos

Ouro DIVISÃO 4 , Encarregado(a) Pessoal
há 12 anos Domingo | 20 janeiro 2013 | 16:07

Boa tarde Francisco

O vale transporte despesa da empresa e obrigatório

valor descontado do empregado 6% sobre o salário R$ 40,20 o valor á complementar é encargo da empresa.
Ex: O funcionário gasta R$ 200,00 de passagem 159,80 é parte da empresa.

''Até cortar os próprios defeitos pode ser perigoso. Nunca se sabe qual é o defeito que sustenta nosso edifício inteiro.'' ( Clarice Lispector)
Jaison Philippi Machado

Jaison Philippi Machado

Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 12 anos Domingo | 20 janeiro 2013 | 17:14

Boa tarde Anya, quanto ao custo de cada funcionário vc só tem que somar os proporcionais com o salário, não esquecer dos encargos em cima destes também.

Salário - 670,00 -
13º - 670/12 -
Férias - 670/12+1/3 -
FGTS 8% em cima do valor total -
Mais outras despesas vale refeição e etc(vlr. líquido)-
Estes serão os gastos mensais..
Como a empresa é do Simples Nacional o INSS está incluso na alíquota do Simples, ou seja, paga um percentual sobre a receita de vendas, independendo da quantidade de funcionários.

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Jaison Philippi Machado
Graduado em Ciências Contábeis, Pós Graduando em Perícias Contábeis Judiciais e Extrajudiciais, Técnico em Contabilidade
[email protected]
Jaison Philippi Machado

Jaison Philippi Machado

Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 12 anos Domingo | 20 janeiro 2013 | 17:20

Quanto os 8% descontados a título de INSS citados pelo amigo Johann Zamarian Sirolinão, não deve ser considerado no cálculo, pois é despesa do funcionário e a empresa é mera recolhedora, ou seja, desconta do salário do empregado mas paga a guia com os valores devidos.

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Jaison Philippi Machado
Graduado em Ciências Contábeis, Pós Graduando em Perícias Contábeis Judiciais e Extrajudiciais, Técnico em Contabilidade
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Álvaro da Silva Borges

Álvaro da Silva Borges

Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 12 anos Domingo | 20 janeiro 2013 | 17:30

Caro Jaison Philippi e Francisco Carlos de Carvalho Nyaradi

Para um calculo mais exato podemos pegar a aliquota do "INSS" da tabela do Simples, conforme o anexo, e multiplicar pelo Faturamento Mensal e fazer um rateio pelos empregados do mês.

Um exemplo seria:

Receita do mês: 10.000,00
Aliquota ref ao "INSS" para que estiver na primeira faixa do anexo 1: 2,75
Valor ref ao INSS: 275,00
Funcionarios: 5
Valor de INSS rateado: 55,00

Existem inumeras formas de se fazer rateio.
Creio que seria um formula valida para chegar a real situação.

Álvaro Borges
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Antônio Lopes Sá
Jaison Philippi Machado

Jaison Philippi Machado

Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 12 anos Domingo | 20 janeiro 2013 | 17:35

Não Alvaro é completamente errado fazer este tipo de cáculo para fins gerenciais.
A Alíquota do Simples tem que ser considerada um despesa variável de venda..

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Jaison Philippi Machado
Graduado em Ciências Contábeis, Pós Graduando em Perícias Contábeis Judiciais e Extrajudiciais, Técnico em Contabilidade
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Álvaro da Silva Borges

Álvaro da Silva Borges

Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 12 anos Domingo | 20 janeiro 2013 | 17:43

Jaison Philippi Machado

Creio que não, pois a aliquota do Simpeles não deve ser exclusivamente Despesas de Vendas, pois dentro dela(Aliquota do SImples) existem inumeros tributos que devem ter seus custos alocados em seus departamentos especificos.

Álvaro Borges
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Antônio Lopes Sá
Jaison Philippi Machado

Jaison Philippi Machado

Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 12 anos Domingo | 20 janeiro 2013 | 18:12

Amigo Álvaro,
Relembrando alguns conceitos:
Despesa - Todo o esforço (R$) necessário para efetuar as vendas.

O custo é o gasto económico que representa a fabricação de um produto ou a prestação de um serviço.

Não entendo como vc pode entender que um tributo direto sobre as vendas possa ser considerado como custo.

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Jaison Philippi Machado
Graduado em Ciências Contábeis, Pós Graduando em Perícias Contábeis Judiciais e Extrajudiciais, Técnico em Contabilidade
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francisco carlos de carvalho nyaradi

Francisco Carlos de Carvalho Nyaradi

Iniciante DIVISÃO 2 , Não Informado
há 12 anos Segunda-Feira | 21 janeiro 2013 | 00:49

Obrigado a todas as respostas, todas me serviram de algo para tirar minha duvida.
Aqui eu relatei os gastos dos funcionários, eles moram na região, sendo assim eles nao recebem vale transporte. Por isso custo real deles é o salário base + refeição.
Eles trabalham em turno de 12/36.
Entao meu calculo deve ser assim ?
Salario base R$ 670
Refeição R$ 120
Fgts 8% = R$ 54
13'salario 670/12 = R$ 55
Ferias R$ 55
Total do funcionário R$ 954

Acho que agora deve ser o correto, mesmo o 13• e as ferias como são pagas de uma só vez é melhor provisionar os gastos.
Se tiver correto essa conta que eu fiz por favor respondam dizendo que esta certo e se estiver errado por favor corrigam.
Muito obrigado

Tauan Braz Bonfim

Tauan Braz Bonfim

Prata DIVISÃO 2 , Autônomo(a)
há 12 anos Segunda-Feira | 21 janeiro 2013 | 00:55

Francisco,

A planilha do Eduardo é perfeita para o que você quer. Dá uma olhada lá. É necessário lembrar que incide FGTS sobre Férias + 1/3 e 13º Salário, além do gasto com uma possível rescisão.

Grande abraço,

Tauan

kennya eduardo
Consultor Especial

Kennya Eduardo

Consultor Especial , Não Informado
há 12 anos Segunda-Feira | 21 janeiro 2013 | 15:07

É conveniente considerar os gastos de eventual rescisão pois não temos como prever o desenrolar de um processo de contratação.

Acho o material disponibilizado pelo Eduardo de Limas excelente, recomendo.

Abraços a todos!

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