x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 5

acessos 1.387

renata maia da silva

Renata Maia da Silva

Iniciante DIVISÃO 3 , Auxiliar Administrativo
há 12 anos Terça-Feira | 22 janeiro 2013 | 12:47

Olá a todos.
Recebi de um empregado uma CTPS para atualização sem foto e toda borrada (deve ter molhado). Sei que o melhor a fazer é orientar o empregado a tirar uma nova CTPS para seu próprio bem. Mas e se ele se recusar a apresentar uma nova via, a empresa pode também se recusar a atualizar a CTPS sem foto?

anya santos

Anya Santos

Ouro DIVISÃO 4 , Encarregado(a) Pessoal
há 12 anos Terça-Feira | 22 janeiro 2013 | 13:05

Boa tarde Renata

Aplica advertência ao funcionário

Art. 482 ato de indisciplina ou de insubordinação;

Espero ter ajudado

''Até cortar os próprios defeitos pode ser perigoso. Nunca se sabe qual é o defeito que sustenta nosso edifício inteiro.'' ( Clarice Lispector)
kennya eduardo
Consultor Especial

Kennya Eduardo

Consultor Especial , Não Informado
há 12 anos Terça-Feira | 22 janeiro 2013 | 15:37

Enquanto ele não retornar com nova carteira ele se dispõe a ficar suspenso enquanto durar esta recusa. Deixe claro na advertência que esta é aplicada pela recusa dele em fornecer CTPS em material íntegro e legível.

renata maia da silva

Renata Maia da Silva

Iniciante DIVISÃO 3 , Auxiliar Administrativo
há 12 anos Terça-Feira | 22 janeiro 2013 | 16:04

Agradeço a resposta de vcs, mas na verdade não houve a recusa (ainda) por nenhuma das partes. Estou procurando resolver essa questão sem a criação de um novo problema.

Eu só gostaria de saber qual o posicionamento correto da empresa diante de um empregado que apresenta uma CTPS sem foto para atualização. Ela pode recusar o documento? Existe legalidade nessa recusa?

kennya eduardo
Consultor Especial

Kennya Eduardo

Consultor Especial , Não Informado
há 12 anos Terça-Feira | 22 janeiro 2013 | 20:04

Renata, se a foto e com os danos por vc mencionados, a integridade do documento foi violado, como bem disse o Willes, o que o torna um documento sem valor. Logo, o empregador pode perfeitamente recusar-se a recebê-lo.

Compete ao seu portador providenciar de imediato sua substituição.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade