x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 3

acessos 20.725

Contratação de funcionário sem baixa na CTPS

Marília Costa

Marília Costa

Prata DIVISÃO 2 , Analista Fiscal
há 12 anos Quinta-Feira | 31 janeiro 2013 | 08:39

Bom dia companheiros!

Estamos tentando contratar um funcionário, porém o empregador anterior não deu baixa na CTPS deste que estamos querendo contratar.
O canditado diz que a empresa empregadora esta o "enrolando", que já tentou varias vezes, que o acerto dele já foi depositado, mas a empresa não dá baixa em sua CTPS.

Como ficamos neste caso?
Podemos contratá-lo sem que o empregador anterior tenha dado baixa na sua CTPS?
Como proceder nesta situação, uma vez que queremos contratá-lo?

Desde já, agradeço aos que puderem responder.

Marília Costa
Larissa Cristina

Larissa Cristina

Bronze DIVISÃO 4 , Auxiliar Recursos Humanos
há 12 anos Quinta-Feira | 31 janeiro 2013 | 10:04

Marília, uma vez eu fiz o contrato de um funcionário que fazia 5 anos que havia sido dispensado, mas não havia baixa em sua carteira. Não sabemos se o próprio funcionário não levou a carteira por birra (já aconteceu comigo, mesmo pagando as verbas rescisórias e ele assinando a rescisão e o aviso). Eu mesma já tive a carteira "presa" por mais de 2 meses em uma empresa e isso não me impediu de ser contratada em outra. Até porque se pensarmos por um lado, não há lei que impeça o funcionário de ter mais de um emprego. Portanto, mesmo sem a baixa do emprego anterior, fazemos a admissão.

Felipe Sarmento Rosemberg

Felipe Sarmento Rosemberg

Prata DIVISÃO 5 , Contador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 31 janeiro 2013 | 10:09

Marilia Costa Boa tarde. Um procedimento que cabe fazer neste caso é levar até o sindicato do empregado ou até mesmo no ministério do trabalho. Creio que lá eles tem como entrar e contato com o empregador e saber qual o real motivo de não terem efetuado a baixa na carteira do empregado. Caso não consiga no sindicato, aconselho ir até o Ministério do trabalho.

Espero que solucione o problema. Até mais.

Felipe

"Mar calmo nunca fez bom marinheiro."
- Provérbio inglês.
Marília Costa

Marília Costa

Prata DIVISÃO 2 , Analista Fiscal
há 12 anos Quinta-Feira | 31 janeiro 2013 | 11:53

Obriga pela ajuda pessoal!

Entrei em contato com a empresa, e eles disseram que farão a baixa na CTPS do funcioário hoje mesmo, é só ele levar a CTPS.
Aí, finda o problema né!

Obrigada a todos, abs!!

Marília Costa

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade