x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 1

acessos 485

soraia pereira barbosa

Soraia Pereira Barbosa

Bronze DIVISÃO 3, Auxiliar Contabilidade
há 11 anos Terça-Feira | 5 fevereiro 2013 | 21:26

boa noite,por favor alguem poderia me tirar algumas duvidas a respeito de contribuição social:

1- tenho uma empresa que os socio sempre tiveram um pro-labore de um salario minimo, o mesmo e informado no sefip e recolhido os 11%. Agora um dos socios querem aumentar este pro-labore tanto para efeito de aposentadoria como para IRPF. Pode aumentar este pro-labore ou não?
2- A previdencia vai considerar a partir desde valor maior para aposentadoria?

att

soraia

carlos alberto dos santos
Consultor Especial

Carlos Alberto dos Santos

Consultor Especial , Analista Pessoal
há 11 anos Terça-Feira | 5 fevereiro 2013 | 22:09

Sim, o aumento do pro-labore pode ocorrer, o desconto previdenciário deverá seguir a tabela de contribuição, sempre respeitando o teto, e conforme o valor será tributado para fins de imposto de renda.
Para fins de aposentadoria a previdencia considerará o valor de julho/94 até a presente data, considerando 80% dos maiores recolhimento, quanto maior o recolhimento maior será sua aposentadoria, isso hoje, há projeto na camara dos deputados para extinção do fator previdenciário, no qual a votação ficou para o mes de março de 2013.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.