x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 2

acessos 1.737

Andre luiz soares de siqueira

Andre Luiz Soares de Siqueira

Iniciante DIVISÃO 1 , Não Informado
há 12 anos Domingo | 24 março 2013 | 08:36

Olá a dúvia é a seguinte o cliente está construindo um prédio com 06 apartamentos com o intuito de vende_los, a obra esta na metade e ele não abriu CEI, está agora querendo realizar tal situação tem como abrir no meio da obra ? O Mesmo pretende continuar na construção civil, seria melhor abrir uma construtora ou continuar como PF, a preocupação dele é com a tributação do IR, inclusive ele queria se fosse o caso abrir uma empresa para usar ainda nesta obra, transferiria o terreno para a empresa e já venderia através do cnpj, para pagar menos imposto isso é possivel ??

Anderson Souza dos Santos

Anderson Souza dos Santos

Ouro DIVISÃO 1 , Analista Fiscal
há 12 anos Domingo | 24 março 2013 | 08:42

Bom Dia!!

Primeiro, qual o faturamento mensal, não sendo alto, seria bom ele optar por SIMEI/SIMPLES, terá encargos minímos e ainda poderá ter 1 empregado, caso não seja, possível, é melhor abrir uma empresa, os encargos já aumentam, porém, é menor do que um autônomo.

Já que autônomo, terá IRRF retido na fonte pela tabela progressiva, que começa em 7,5% e já SIMEI/SIMPLES, não há retenção de impostos federais, e se for uma empresa construtora, terá no máximo, dependendo do serviço prestado, retenção de IRRF de 1,5%

Agora tem que dar mais detalhes, mesmo que ficticios, para uma melhor análise da nossa parte.

Espero ter ajudado.

APARECIDA MOTA

Aparecida Mota

Ouro DIVISÃO 2 , Consultor(a) Contabilidade
há 12 anos Domingo | 24 março 2013 | 09:16

1. André é possível abrir o CEI da obra em qualquer momento, até mesmo no final, ao fazer a regularização no INSS.
2. Como ele está construindo um prédio com 6 apartamentos está obrigado a ser PJ. É recomendável abrir uma empresa.
3. Financeiramente é muito mais econômico pagar os impostos como PJ do que como PF para esta atividade.
4. Poderá abrir uma incorporadora, incluindo os terrenos como capital no contrato social, depois é só averbá-los no cartório.

APARECIDA MOTA

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade