x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 7

acessos 6.044

cancelamento de rescisão

Renato Menezes Moreira da Rocha

Renato Menezes Moreira da Rocha

Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 3 abril 2013 | 15:42

Estou com uma dúvida, um funcionário foi demitido, a empresa fez a chave do FGTS a empresa pagou a multa rescisória do FGTS e depois optou pelo cancelamento da rescisão do funcionário, este continuou normalmente na empresa, e agora, o que é preciso fazer para cancelar o pedido de chave na CEF e o valor depositado da multa na conta do funcionario, como fazer para restituir, alguem sabe como são realizados estes procedimentos?

MAICON SILVA LIMA

Maicon Silva Lima

Ouro DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 3 abril 2013 | 15:56

Olá Renato Menezes Moreira da Rocha, passei por esse problema mês passado. Faz o seguinte. Na carteira se você assinou a data de demissão, faça uma ressalva nas anotações gerais corrigindo , discriminando que o funcionário não saiu que seu contrato continua ativo e pede para o dono da empresa assinar. Logo após você faz uma RDT pedindo a Exclusão da Demissão do funcionário. Anexa Xerox da Carteira de Trabalho Parte da Foto , Qualificação Civil , Contrato de Trabalho e da Ressalva. Também será necessário fazer uma RDF para pedir o reembolso dos valores pago na Guia Rescisória, Anexa Xerox do Cheque da Empresa e a guia paga, após todos esse processos em mãos só ir até uma agência da Caixa e protocolar. Já vou avisando para resolver tudo, vai demorar uns 20 dias uteis.

Telles

Telles

Bronze DIVISÃO 4 , Auxiliar Escritório
há 12 anos Quarta-Feira | 3 abril 2013 | 15:56

Olá Renato
Uma vez gerada e paga a Guia GRRF, ela é destinada para a base de conta do colaborador, sendo ele o único a poder movimentar esse dinheiro. Então, o que deve ser feito, é o preenchimento da RDF - Retificação com Devolução do FGTS.

Neste formulário serão preenchidos os dados da movimentação, da base de conta do colaborador, n° de Pis, Nome completo, categoria, data de recolhimento e valor de recolhimento e n° da conta para depósito da devolução. Junto ao manual abaixo seguem todos os dados para preenchimento.

Download do Manual de Retificação - Anexo XII - Página 71

Obs. Uma vez recolhida a Guia, a mesma somente será restituida se o "EMPREGADOR" estiver de acordo com a caixa, ou seja, se tiver alguma pendência de recolhimentos e/ou movimentações as mesmas terão de ser resolvidas para que o dinheiro seja devolvido.
- Aconselho também que anexe um comprovante da conta de déposito junto ao processo, fora as guias pagas e uma cópia da movimentação.

anya santos

Anya Santos

Ouro DIVISÃO 4 , Encarregado(a) Pessoal
há 12 anos Quarta-Feira | 3 abril 2013 | 15:58

Boa tarde Renato

Antes de qualquer procedimento, a empresa deve obter a concordância do funcionário.Neste caso a empresa dispensou o empregado.

Espero ter ajudado

''Até cortar os próprios defeitos pode ser perigoso. Nunca se sabe qual é o defeito que sustenta nosso edifício inteiro.'' ( Clarice Lispector)
Karem

Karem

Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 3 abril 2013 | 16:00

Renato você deverá preencher uma RDF- Retificação com Devolução de FGTS.

Em duas vias e em anexo a cópia do contrato da carteira do funcionário(Para eles verem que o mesmo não foi demitido),copia do RG e CPF e uma copia de extrato da conta que você quer que esse valor caia.

Você vai se dirigir a CEF e explicar sua situação, na hora a atendente vai cancelar a liberação da chave e dá entrada na sua RDF, aqui em PE eles dão um prazo de 30 dias para esse valor ser estornado!

Por preucacão preencha uma RDT cancelando a chave(Liberação)!

Esper ter ajudado!

Para sermos felizes, em qualquer área de nossas vidas, precisamos encontrar o sentido pelo qual fazemos as coisas!
anya santos

Anya Santos

Ouro DIVISÃO 4 , Encarregado(a) Pessoal
há 12 anos Quarta-Feira | 3 abril 2013 | 16:06

Sim, caso haja concordância do empregado em se manter no quadro de funcionários da empresa.

''Até cortar os próprios defeitos pode ser perigoso. Nunca se sabe qual é o defeito que sustenta nosso edifício inteiro.'' ( Clarice Lispector)

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade