André
Iniciante DIVISÃO 2 , Publicitário(a)Olá, boa tarde. Falo do Rio de Janeiro.
Me formalizaei como MEI mas to com algumas dúvidas:
1) Na consulta prévia de local no portal Alvará Já (http://www0.rio.rj.gov.br/alvaraja) não aparecem as atividades relacionadas ao MEI. Não consegui concluir e, por conta disso, acabei me formalizando sem a consulta prévia. O que devo fazer agora? O Portal do Empreendedor fala que o Certificado da Condicão de Microempreendedor Individual funciona como Alvará, mas o site da Nota Carioca, quando vou solicitar a Senha Web, diz que eu devo solicitar a concessão do Alvará.
2) De acordo com o Sebrae-RJ, o MEI é isento de incrição estadual, mas me informaram que terei que ter uma incrição municipal para emitir nota. No Portal do Empreendedor não falam nada disso e nem como devo proceder. Preciso realmente de inscrição municipal como MEI? Caso sim, como devo fazer essa incrição?
3) Sou prestador de serviços e preciso realmente emitir nota fiscal para as empresas clientes. Quais documentos são necessários para solicitar a impressão ou a NFe (que seria ideial)?
Desculpe a quantidade de dúvidas, mas infelizmente só depois que a gente se cadastra que vemos como as informações do Portal do Empreendedor são superficiais e não parecem tão simples como deveria ser.