x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 11

acessos 1.412

Abertura de escritório autonomo

SILVIA REGINA DA SILVA BARBOSA

Silvia Regina da Silva Barbosa

Bronze DIVISÃO 1 , Não Informado
há 11 anos Quinta-Feira | 5 dezembro 2013 | 09:34

Bom dia,

Caros,

Meu nome é Silvia,

Estou concluindo o curso técnico em contabilidade e pretendo trabalhar em casa. Gostaria de saber se profissional de contabilidade autônomo é mais vantajoso e em quais órgãos deve registrar este interesse, quais os passos para este procedimento?

Não pretendo ter funcionários.

Obrigada desde já!

Silvia R S Barbosa
Técnica Contábil

há 11 anos Quinta-Feira | 5 dezembro 2013 | 11:15

Oi Marcelo,

Então, já tenho ciência desta questão, no entanto a minha maior preocupação é: se trabalho como MEI, escritório individual ou pessoal física autônoma e qual a diferença, de benefícios e despesas de cada uma dessas opções quando for abrir meu escritório?

Obrigada.

Silvia R S Barbosa
Técnica Contábil
Ricardo Danillo França de Lima

Prata DIVISÃO 2 , Analista Contabilidade
há 11 anos Quinta-Feira | 5 dezembro 2013 | 11:27

O contador pode se estabelecer em uma sala comercial/residencial, tendo para isto o devido alvará de funcionamento da prefeitura, não é necessário ser seu escritório, pode ser em sua residência. Não se esqueça de registra-se no CRC do seu estado, onde se deve pagar uma taxa anual , e cadastro CEI (INSS).

Ricardo Danillo
Analista Contábil
Rede de Farmácias Permanente AL/PB/PE
[email protected]

há 11 anos Quinta-Feira | 5 dezembro 2013 | 11:49

Então posso trabalhar na minha residência tendo:

Registro no CRC do meu estado, pagando taxa anual;
Cadastro CEI;
Alvará de funcionamento da prefeitura;

Com isso posso solicitar talão de NF junto a prefeitura? ou, não posso/não preciso emitir nota dos serviços prestados?

Devo ter mais algum cadastro ou pagar mais alguma taxa à algum outro órgão?

Eu seria então técnica contábil autônoma, certo?

Muito obrigada Ricardo.