x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 7

acessos 1.978

Alteração de capital social e alteração de porte da empresa

Eduardo Amaral

Eduardo Amaral

Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 10 anos Quarta-Feira | 23 julho 2014 | 12:38

Estou fazendo a alteração contratual de uma empresa, onde altero o endereço, capital social e porte da empresa de ME para EPP. Gostaria de saber se vocês podem me ajudar me informando se devo proceder com a mudança dos eventos no DBE, da Receita Federal, antes ou depois do arquivamento na JUCESP?
Desde já agradeço!

Eduardo Amaral Contabilidade e Certificação Digital
Fernando H. Buzaneli

Fernando H. Buzaneli

Ouro DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 10 anos Quarta-Feira | 23 julho 2014 | 13:33

Boa tarde Eduardo,

No estado de São Paulo você fará o Contrato Social informando as alterações e utilizando ainda a partícula de porte ME, no mesmo momento em que estiver fazendo o cadastro web na JUCESP, você pode informar como segunda parte do processo o enquadramento de ME para EPP.

Lembrando que o primeiro passo deve ser a alteração e posteriormente o enquadramento para EPP, porém os dois processos podem ser feitos no mesmo momento e enviados juntos para a Junta Comercial.

Junto com o cadastro web, você irá gerar o DBE das alterações e a própria JUCESP quem faz a análise.
Assim o processo retornará registrado e já com as alterações na RFB e SEFAZ (se for o caso).

Atenciosamente,
Fernando Buzaneli
https://www.buzaneli.com.br
Marcelo Junior

Marcelo Junior

Ouro DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 10 anos Quarta-Feira | 23 julho 2014 | 15:12

Eduardo Amaral , lembrando que se você colocar o EPP já na alteração contratual deve vir como primeira parte do processo se deixar como ME pode deixar como segundo ato mesmo.

Eduardo Amaral

Eduardo Amaral

Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 10 anos Quarta-Feira | 23 julho 2014 | 17:34

Fernando H. Buzaneli, muito obrigado pelo esclarecimento, porém, me resta uma dúvida. Quando for gerar a DBE, com relação ao Capital Social, devo informar como ficou a distribuição do capital social entre os sócios no QSA? Desde já agradeço a sua ajuda e a dos demais colegas tb.

Eduardo Amaral Contabilidade e Certificação Digital
Fernando H. Buzaneli

Fernando H. Buzaneli

Ouro DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 10 anos Quarta-Feira | 23 julho 2014 | 22:48

Boa noite,

Exato. No DBE quando perguntando você informou que o evento ainda não havia sido registrado pela JUCESP, correto?

Desta forma quando o DBE for liberado na parte superior estará informado que o órgão que irá analisar será a Junta Comercial.

Feito isso, siga o trâmite normal na JUCESP, enviando o cadastro WEB devidamente preenchido, as vias do Contrato assinadas

Visto que será feita alteração de Capital Social, envie também as Certidões Negativas: RFB, Estadual (se for o caso), CRF FGTS e INSS específica para o registro/alteração de contratos.

PS: Quanto a questão anterior, sim, informe os valores já atualizados no DBE.

Atenciosamente,
Fernando Buzaneli
https://www.buzaneli.com.br

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade