Estou com uma caso um tanto complicado e preciso da ajuda dos colegas.
Chegou em nosso escritório uma pessoa querendo orientação sobre uma empresa (ME e SIMPLES NACIONAL) cujos sócios são casados no papel, mas vivem separados. A empresa possui três filiais, sendo uma filial administrada pela esposa, a matriz administrada pelo esposo, mas está parada, assim como a terceira filiar que também está parada. A filial que a esposa ainda administra tem 1 empregado, inclusive.
Todas as lojas estão em dia com a Receita Federal/FGTS/INSS, porém a matriz que é administrada pelo esposo, embora parada, ficou com muitas dívidas com fornecedores, inclusive com protestos em cartório. E agora os sócios resolveram dissolver de vez a sociedade e acabar com tudo.
A sócia esposa veio a nós somente para esclarecer dúvidas pois o contador da empresa se omite em dar-lhe informações devido o outro sócio o proibir. Este tal contador fez um modelo de Distrato mas ela está cheia de dúvidas (Para os colegas sentirem como está a situação)
Peço então ajuda aos colegas para no que for possível eu orientar esta pessoa.
1. No distrato apresentado pelo contador é citado que todo ativo e passivo e também a guarda dos livros contábeis ficaria a cargo da sócia-esposa, que está com medo de isso sugerir que toda a dívida ficaria para ela. - Isso procede?
2. Ela gostaria que pelo menos 50% de tudo, capital e dívidas ficassem para os dois. Como poderia ser citado isso no Distrato?
3. Sobre a guarda dos livros, pode cada sócio ficar com uma parte ou deverá ser guardado apenas por um dos sócios?
Desde já agradeço muito a orientação dos colegas visto que nunca tinha pegado um caso assim e também estou com dúvidas.