x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 12

acessos 5.902

baixa cnpj ME que nem abriu!

maria faria

Maria Faria

Iniciante DIVISÃO 2 , Não Informado
há 16 anos Sexta-Feira | 18 julho 2008 | 00:07

Olá, preciso muito de um esclarecimento, há 4 meses fiz meu cnpj, mas nem cheguei a abrir a empresa e nem foi feito alvará ainda... como faço pra cancelar o que comecei até agora?
Tem como só deixar o cnpj "congelado" pra não pagar impostos para que mais tarde eu tente abrir a empresa novamente?

Ricardo Castro Barbosa

Ricardo Castro Barbosa

Bronze DIVISÃO 5 , Auxiliar Contabilidade
há 16 anos Sexta-Feira | 18 julho 2008 | 09:47

Maria, bom dia.

A melhor coisa que voce faz e cancelar esta abertura e depois voce constitui novamente a empresa, para evitar aborrecimentos, e se resolver usar a empresa depois tera de pagar os impostos municipais em atraso da mesma forma.

Wilson Fernando de A. Fortunato
Moderador

Moderador , Contador(a)
há 16 anos Sexta-Feira | 18 julho 2008 | 10:55

Maria e Ricardo,

Não tem como cancelar a abertura da empresa.
O inscrição no CNPJ é definitiva. O que deve ser feito é a baixa da empresa.

Maria, se tiver a intenção de movimentar a empresa no futuro, eu prefiro, ao invés de baixar a empresa e depois abrir novamente, deixar a empresa inativa, para depois reativá-la. Assim vc terá um empresa "velha", que tem um diferencial melhor em relação às empresas "novas" nos cadastros juntos aos fornecedores e bancos.
Mas isto é uma opinião minha e, requer que vc entregue as declarações aos órgãos competentes, como por exemplo, DCTF, Declaração de Inatividade, Rais Negativa, IRPF dos sócios, etc.

Sempre pesquise antes de postar
Visite o meu Facebook.
***CCB
Ricardo Castro Barbosa

Ricardo Castro Barbosa

Bronze DIVISÃO 5 , Auxiliar Contabilidade
há 16 anos Sexta-Feira | 18 julho 2008 | 13:55

Pois foi isso mesmo que disse, so discordamos na parte em que voce sujere manter a empresa aberta, achu que se nao irá utilizar é melhor cancelar e depois constituir outra empresa, em vista de todas as obrigações que se tem apara manter uma empresa em dia com as repartições publicas.[code] Ricardo de Castro Barbosa
Paralegal
@Oculto
São Paulo
SP

BEATRIZ CRISTINA DE ANDRADE

Beatriz Cristina de Andrade

Prata DIVISÃO 1 , Auxiliar Administrativo
há 16 anos Segunda-Feira | 21 julho 2008 | 18:02

Ricardo vc mandou um e- mail pra mim estes dias? Acredito que sim, ou estou enganada?
abraços
Quinta-feira, 17 de Julho de 2008 14:47
De: "ricardo castro barbosa" <@Oculto>Adicionar remetente à lista de contatos Para: @Oculto foi vc mesmo só não entendi o e- mail mas tudo bem posso te add no msn?

Gilson Romano da Silva

Gilson Romano da Silva

Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 16 anos Terça-Feira | 22 julho 2008 | 10:26

Saudações Wilson, tenho uma situação similar à da
Maria, porém no meu caso trata-se de um Empresário Individual ME que acabou de se inscrever no CNPJ e ainda não tem alvará.

Por força maior o empresário pediu para suspender o processo por alguns meses. Tenho a seguinte dúvida, ele estará sujeito a alguma obrigação neste intervalo? Trata-se de atividade isenta de ICMS e não tem empregados.

Ats

Moderador

Moderador , Contador(a)
há 16 anos Terça-Feira | 22 julho 2008 | 10:34

Gilson,

Para manter a empresa inativa, basta entregar as declarações dos respectivos órgãos nos prazos estabelecidos.

Exemplo: Se a empresa ainda não fez a opção pelo Simples Nacional e ainda não tem a Inscrição Estadual, basta entregar a DCTF, DACON, DIPJ, Rais Negativa e a DIRPF do empresário (Creio que não esqueci nenhuma). Como a empresa não teve movimentação, estas declarações serão "zeradas" (exceto a DIRPF do empresário, que deverá ser feita de acordo com os rendimentos do empresário como PF).

Visite o meu Facebook.
***CCB
Moderador

Moderador , Contador(a)
há 16 anos Quarta-Feira | 6 agosto 2008 | 17:10

Regina,

O primeiro passo a ser dado é registrar o Distrato Social ou Requerimento de Empresário da baixa na Junta Comercial, para depois efetuar a baixa nos demais órgãos (Receita Federal, Estado e Município).

Na Receita Federal e no Estado, o pedido de baixa é feito através do Cadastro Sincronizado.

Visite o meu Facebook.
***CCB
Leonir Lopes

Leonir Lopes

Prata DIVISÃO 1 , Técnico Contabilidade
há 16 anos Quinta-Feira | 14 agosto 2008 | 17:08

Wilson,

Tenho um caso assim:

Uma empresa foi encerrada na Junta Comercial em 2003, mas não deu baixa no CNPJ na época, em função das 5 ulltimas declarações inativas que não terem sido entregues, entregou então nos últimos 5 anos as declarações de inativas e agora quer dar a baixa.

A minha duvida é se terá de pagar mais alguma coisa além da multa por atraso da baixa do CNPJ?

Moderador

Moderador , Contador(a)
há 16 anos Quinta-Feira | 14 agosto 2008 | 17:36

Aprendi mais uma intaum Leonir...rrsss

O engreaçado é que nunca ocorreu isto comigo. Já baixei empresa que a baixa na Junta Comercial ocorreu em um ano e a baixa na Receita Federal ocorreu no ano seguinte, e não cobraram nenhuma multa pelo atraso na baixa.

Visite o meu Facebook.
***CCB

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade