Bruno
Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)
Gostaria de saber a diferença entre o Empresario individual, MEI e o EIRELI juridicamente e tributário.
Sei que o EIRELI está na figura de Empresa, uma empresa (no geral de pequeno porte) porém só tem um Sócio, e é tributado conforme os anexos do Simples Nacional.
O MEI, ele é um micro empreendedor, segue um regime de tributação compactado, fixo e diferente dos Anexos do Simples, tem suas limitações, porém tem limitação de faturamento e a permissão de somente 1 funcionário.
1 - Agora não entendo a figura do Empresário Individual com o CNPJ, quais é a diferença dele para o MEI e o EIRELI, quais são os regimes de tributações? Tem limitação de faturamento e quantidade de funcionários? E juridicamente ele é uma empresa ou é um somente profissional prestador de serviços.
2 - Eu posso ser sócio de uma empresa (ME ou EPP) em qualquer ramo (tributação do SIMPLES) e também ser um empresário individual com CNPJ para eu prestar os meus serviços contábeis para quaisquer empresas, ou existe proibição jurídica, pelo fato que eu já ser sócio de uma empresa no Simples Nacional?
3 - Existem proibição jurídica ser funcionário carteira assinada regime CLT de qualquer empresa e também querer ser Empresário Individual para prestar os meus serviços contábeis.