A. Stecno
Iniciante DIVISÃO 2 , Administrador(a)Boa tarde a todos,
Primeiramente gostaria muito de agradecer a imensa contribuição que este forum tem em facilitar a nossa vida. Eu venho acompanhando suas discussões a muitos meses e somente agora me deparei com uma situação aparentemente sem resposta.
Tenho uma empresa Simples Nacional que durante algum tempo gerou receita/lucro, registrou pró-labore e distribuição de lucros, mas os sócios não fizeram a efetiva movimentação financeira para as suas contas PF, deixando o valor acumular na conta bancária PJ até o patamar de R$ 120 mil, atualmente investidos em fundos na conta. A empresa está agora inativa por 3 anos e os sócios optaram finalmente por encerrá-la.
O problema é como, nesta altura do campeonato, transferir este saldo bancário da conta PJ para as contas PF dos sócios, de forma lícita e sem gerar problemas no IRPF. Vocês tem alguma sugestão?
Um colega me disse que não haveria problema em transferir todo o montante da PJ para a PF pois estando tudo já contabilizado e impostos recolhidos dentro do exercício, era mera questão de finalizar a distribuição de lucro realizando a transferência dos valores para as contas PF (mesmo se tratando de exercícios anteriores - algo que estranhei).
Já um outro colega me disse que a única saída para esta situação consiste em realizar pequenas transferências mensais (de até R$ 10 mil) para as contas PF dos sócios, até zerar totalmente a conta e somente então proceder ao encerramento.
Que vocês acham?
Obrigado,
A. Stecno