Eduardo Wilson
Bronze DIVISÃO 5 , Contador(a)Prezados (as)
Meu cliente tem 3 empresas, cada uma com um CNPJ diferente. Os quadros societários não são os mesmos nas três empresas, em uma delas aparece a esposa dele, e outra aparece ele e demais pessoas ligadas, porém, no final das contas as três empresas são dele.
O empresário deseja unir estas empresas em uma só raiz de CNPJ. Das três empresas, ele deseja que uma especificamente seja matriz, e as outra duas, filiais desta.
Na prática, temos compra de duas empresas e transformação em filiais. Neste caso, a empresa "matriz" vai "comprar" as "filiais".
Estou com algumas dúvidas, como por exemplo ... devo primeiro criar as filiais no contrato da "matriz" (sociedade que ele deseja que seja matriz) , com os mesmos endereço das "filiais", e depois incorporar estas empresas ? Ou existe alguma maneira de fazer a incorporação e já transformação em filial ?
E quanto à Receita Estadual, neste caso, seria algo como transferir a inscrição do contribuinte para o novo CNPJ ?
Se alguém puder me ajudar, agradeço ... pois não sei muito bem por onde começar.
Muito obrigado pela atenção !
att.
Eduardo Wilson