x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 9

acessos 7.746

Escritório de Contabilidade

Fernando Bernardo

Fernando Bernardo

Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 16 anos Terça-Feira | 17 março 2009 | 12:15

Prezados colegas,

Sou técnico em contabilidade habilitado pelo CRC/RJ, estou iniciando o meu escritório, porém individual. Já fiz o CEI no CRC/RJ que é o Cadastro de Escritório Individual.
Eu gostaria de saber se como escritório individual prestando serviços como autônomo eu teria que solicitar Alvará de funcionamento ou registro junto a Prefeitura/RJ e o CEI junto ao INSS?

desde já agradeço

Luiz José
Emérito

Luiz José

Emérito , Contador(a)
há 16 anos Terça-Feira | 17 março 2009 | 21:35

Boa noite Fernando.

Com relaçao ao ISS os profissionais autônomos não estabelecidos estão dispensados da obrigatoriedade de inscrever-se no Cadastro de Atividades Econômicas do Município do Rio de Janeiro e do pagamento do ISS. Entende-se como "não estabelecido" qualquer profissional que não tenha estabelecimento fixo para o exercício de sua atividade.

O profissional autônomo nessa situação deve declarar, no verso do recibo de pagamento: "Profissional autônomo não estabelecido, estando isento do ISS e dispensado de inscrição municipal, conforme art. Inciso XIX do artigo 12 da Lei nº 691/84 com as alterações da Lei 3.691/03 e § 2º do art. 153 do Decreto 10.514, de 08 de outubro de 1991". Nessas condições não é obrigado a inscrição no CEI.

Se for profissional autônomo estabelecido e consideraa-se como tal, todo aquele que fornecer o próprio trabalho, sem vínculo empregatício, com o auxílio de, no máximo, 3 empregados que não possuam a mesma habilitação profissional do empregador. Estes são obrigados a inscrever-se no Cadastro de Atividades Econômicas do Município do Rio de Janeiro e do pagamento do ISS. Nese caso, existe a obrigatoriedade da inscrição no CEI.