Aureliano Guedes
Iniciante DIVISÃO 3 , Micro-EmpresárioOla,
Desejando que todos estejam bem, tenho uma dúvida séria e urgente.
Em outubro de 2013 abri um Mei que no decorrer de 2013 apenas fez compras, em 2014 se tornou um EI enquadrado no simples nacional e permaneceu assim ate 2015, quando não foi renovado o pedido de enquadramento no simples.
A empresa permaneceu sem atividades no CNPJ, quero dizer, não houve vendas, recebimentos ou qualquer atividade financeira, no máximo chegamos comprar alguns itens para a empresa, mas não houve atividade nenhuma, ou seja, a empresa naceu morta.
Em 2016 ela foi desenquadrada do simples, ao ir a receita federal, em abril desse ano, eles me informaram que havia um débito de 200 e poucos reais que eu poderia extinguir, pois era algo relacionado a declaração de funcionário, como nunca tivi funcionários, nunca assinei sequer uma carteira, eu deveria relatar a receita e esse debito receberia baixa.
Hoje, preciso dar baixa no CNPJ com urgência.
Contactei alguns contadores, ambos falaram de que teria que pagar multa de 500 reais por mês, mas isso não condiz com o que a receita federal me passou. Fora isso, eu não tenho dinheiro, estou fazendo mestrado em são paulo e nem sequer recebo bolsa ainda, vivo de favor na casa de um amigo, e todos me cobraram honorário de mais de 1500.
Minha dúvida é, quais são minhas alternativas??
Eu posso dar baixa sem contador?
Poderia procurar um defensor público e pedir pra entrar com processo de falência??
Existe algum orgão ou fundação que possa intervir, assim como o sebrae intervem pelo MEI, o sebrae tem algo a oferecer a casos como o meu??
Preciso de qualquer alternativa que me ajude a baixar essa empresa.
Obrigado, desde já.