x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 15

acessos 77.851

Abertura de Filial de Igreja Evangélica

Luiz Gonçalo Durans Tavares

Bronze DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 16 anos Quarta-Feira | 22 abril 2009 | 20:21

Boa noite.
Gostaria de tirar algumas dúvidas sobre abertura de filial de Igreja Evangélica.
1- É necessário outra ATA Registrada em Cartório para essa abertura de filial?
2- Se for o caso de outra ATA para a filial, os participantes serão os mesmos da 1ª ATA de Constituição da Igreja?
3- Quais os documentos necessários para a abertura desta filial?
4- Os procedimentos junto a Receita Federal são os mesmo da feita na abertura da Matriz desta Igreja?
Agradeço muito se alguém poder tirar essas dúvidas.
Boa noite a todos!

Luiz José
Emérito

Luiz José

Emérito , Contador(a)
há 16 anos Quinta-Feira | 23 abril 2009 | 22:23

Boa noite Luiz.

Pergunta - 1- É necessário outra ATA Registrada em Cartório para essa abertura de filial?

Resposta - Sim é necessário.

Pergunta - 2- Se for o caso de outra ATA para a filial, os participantes serão os mesmos da 1ª ATA de Constituição da Igreja?

Resposta - Todo e qualquer templo religioso, tem uma diretoria. Essa diretoria mais os interesados na abertura da filial e convidados, é que serão os participantes da ATA da constuição da filial do Templo religioso em pauta.

Pergunta - 3- Quais os documentos necessários para a abertura desta filial?

Resosta - Para registro no orgão competente são necessários a Cópia dos Estatutos e a ATA da Assembleia que constituiu a filial propriamente dita e CPF dos responsaveis.

Pergunta - 4- Os procedimentos junto a Receita Federal são os mesmo da feita na abertura da Matriz desta Igreja?

Resposta - Sim, são mesmos.

A vantagem de ter péssima memória é divertir-se muitas vezes com as mesmas coisas boas como se fosse a primeira vez.

Friedrich Nietzsche

há 16 anos Segunda-Feira | 27 abril 2009 | 15:51

Boa Tarde Luiz José.
Obrigado por tirar essas dúvidas.
Aproveitando a oportunidade, gostaria de lhe fazer outras perguntas.
1 - Onde posso conseguir uma procuração para dar poderes a alguém abrir o C.E.I.?
2 - Posso adequar a procuração de P.F. que a Receita Federal disponibiliza?
3 - Caso não, onde posso um modelo para esse fim?
Desde já agradeço as respostas das perguntas acima.

ADEMIR GUERRA

Ademir Guerra

há 15 anos Sábado | 13 junho 2009 | 08:30

1 - Onde posso conseguir uma procuração para dar poderes a alguém abrir o C.E.I.?

R- O CEI é uma inscriçao feita diretamente no site da previdencia. Se vc tiver todos os documentos que pede la, nao precisa de procuração

Rafael Desconsi

Rafael Desconsi

Iniciante DIVISÃO 2 , Analista Mercado
há 15 anos Terça-Feira | 8 dezembro 2009 | 23:59

Olá, tenho mais uma dúvida sobre abertura de filiais de igrejas, a ata de constituição deve ser lavrada na matriz e registrada na cidade da matriz e depois registrada em cada cidade onde é aberta a filial ou somente onde a matriz é registrada?

Edson Marcos Bomfim

Edson Marcos Bomfim

Iniciante DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 14 anos Sábado | 2 abril 2011 | 11:22

A minha dúvida :
qual o passo a passo da Igreja Matriz no Rrio de Janeiro, quanto aos registros civis.
qual o passo a passo da Igreja Filial no Rio Grande do Sul, idem, idem.]
Atenciosamente e me sinto honrado de estar junto a Vós.

nadjane lima

Nadjane Lima

Prata DIVISÃO 1 , Técnico Contabilidade
há 13 anos Quinta-Feira | 9 junho 2011 | 14:10

Para abrir uma igreja filial, observar o estatuto da matriz , se diz que o mesmo é para todas as filiais, então é só tirar a copia do estatuto , autenticar as folhas, fazer uma ata e abrir a filial essa ata deve ser registrada em cartorio.
Para abrir uma matriz é necessario fazer o estatuto da igreja, a ata, qualificação de diretores e lista de membros, assinados e registrado em cartorio e assinatura de um advogado, depois fazer a inscrição do cnpj na receita federal.
as questões municipais tem que pedi a autorização a prefeitura, e corpo de bombeiros que cada estado tem um procedimento diferente, que deverá ser o primeiro a ser feito ,pois se tiver algum problema não poderá fazer a inscrição do cnpj que é sincronizado.

Espero ter ajudado!

Charles R Matias

Charles R Matias

Bronze DIVISÃO 3 , Técnico Contabilidade
há 13 anos Quarta-Feira | 3 agosto 2011 | 08:12

olá bom dia,gostaria que vcs me ajudassem nas sequintes questões:
Estou presisando alterar o endereço de uma igreja e abrir uma filial,como ja foi dito para abrir uma filial é necessario apenas uma ata com o nome dos membros que consta no estatuto e os interessados e o endereço da filial...
1 - E para alteração do endereço é o mesmo procedimento somente a ata?

obs:(o estatuto permite abertura de filiais!)

2 -A filial deve ser registrada no cartório da cidade onde será instalada?ou na cidade onde foi registrado o estatuto?

3 - Existe um padrão da ata de abertura de filial e/ou alteração de endereço?

Por gentileza se alguém tiver algum material que possa me ajudar nesse sentido,do tipo um modelo de uma ata em questão por exemplo!

@Oculto

desde já agradeço a todos que possam me ajudar!!!

nadjane lima

Nadjane Lima

Prata DIVISÃO 1 , Técnico Contabilidade
há 13 anos Quarta-Feira | 3 agosto 2011 | 09:53

oi, se vc observar o colega luiz josé responde suas perguntas logo acima.

1 - E para alteração do endereço é o mesmo procedimento somente a ata?
R. deverá ser feita uma ata registrada em cartório, eu aconselho trocar o endereço do estatuto também .

obs:(o estatuto permite abertura de filiais!) se no estatuto consta que através dele será aberto filiais , poderá usa-lo para todas as filiais.

2 -A filial deve ser registrada no cartório da cidade onde será instalada?ou na cidade onde foi registrado o estatuto?
R. registre a ata no local que foi feito o estatuto

3 - Existe um padrão da ata de abertura de filial e/ou alteração de endereço?

R. não, são iguais só muda o conteúdo da ata

espero ter ajudado!

eliane dos santos pires

Eliane dos Santos Pires

Bronze DIVISÃO 2 , Auxiliar Escritório
há 12 anos Sexta-Feira | 26 outubro 2012 | 18:41

boa tarde alguem poderia me ajudar tenho duas filias de uma igreja que tem sede em outro estado, estou solicitando a inscriçao municipal no municipio de salvador o que quero saber se tem que ter uma ata de abertura dessas filias para enviar essa informaçao para receita federal ou somente com o estatudo eu posso soliciatar a incriçao.

Amaro |

Amaro |

Prata DIVISÃO 2
há 12 anos Sexta-Feira | 26 outubro 2012 | 18:51

Olá Eliane boa tarde , primeiramente você deverá providenciar a lavratura da Ata de Assembléia Geral deliberando sobre a a abertura da(s) filiais. Após o registro desta(s) você irá solicitar o CNPJ filial junto a Receita Federal, e partir de então você de posse da Ata deliberativa irá o órgãos da prefeitura municipal e fazer a devida inscrição no município entre outros procedimentos, tais como: alvará de funcionamento e isenção de IPTU.
Persistindo a dúvida, retorno o contato.

Ricardo Pimentel

Ricardo Pimentel

Prata DIVISÃO 3 , Auxiliar Contabilidade
há 12 anos Quarta-Feira | 8 maio 2013 | 17:52

Aproveitando o tópico.
Quando uma igreja for abrir uma filial em outro município no mesmo Estado, é necessário fazer um novo registro da ata que foi efetivada no cartório da comarca onde estará a filial?

jeferson mendes

Jeferson Mendes

Iniciante DIVISÃO 1 , Administrador(a)
há 11 anos Sábado | 18 janeiro 2014 | 02:13

Gostaria de saber mais sobre essa questao de abertura de filiais......pois a minha igreja tem algumas congregaçoes em outras cidades e estados e gostaria de saber como proceder legalmente e juridicamente sobre as mesmas.

grato,

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade