Silvio Cordeiro
Iniciante DIVISÃO 2 , Analista AdministrativoBoa tarde,
Sou formado em Ciências Contábeis, porém minha experiência profissional sempre foi na área administrativa / financeira e espero contar com a ajuda de vocês.
Meu caso é o seguinte: Estou comprando um lote, e já pretendo colocar em nome da PJ, em um distrito de uma cidade turística de Minas Gerais e pretendo construir de cara um chalé para locação / alojamento de curta temporada, e planejo, após 24 meses, construir mais 1 chalé a cada 12 meses, chegando no futuro a 12 chalés.
Valor do Lote: R$ 180.000,00
ITBI + registro: R$ R$ 7.200,00
Valor do 1º Chalé R$ 35.000,00
Outras benfeitorias: R$ 15.000,00
TOTAL INVESTIDO: R$ 237.200,00
O estudo que fiz é que cada chalé me dará um faturamento por volta de R$ 20.000,00 ano (não terei funcionário). Portanto pensei em cadastrar o CNAE 5590-6/99 Proprietário de hospedaria - aluguel curta temporada.
Estudando sobre o MEI já vi que não existe capital social mínimo nem máximo, portanto eu iria integralizar os R$ 237.200,00 citados acima, e daqui uns 3 ou 4 anos, com a construção de mais 2 Chalés eu iria me desenquadrar do MEI me tornar ME, pois o faturamento iria superar os R$ 60.000,00.
Na minha interpretação muitos vem confundindo o objetivo do MEI como sendo de investimento pequeno por ser a maioria das atividades relacionadas a valor de investimento baixo, o que acredito é que o MEI tem o objetivo de tirar da informalidade pequenos empresários e a partir do seu crescimento este passariam a enquadrar-se numa nova forma de tributação.
Fico no aguardo da opinião dos colegas se meu empreendimento pode ser cadastrado da forma que imaginei.